A noite do último domingo (30) ficou marcado pelo anúncio da vitória de Lula nas urnas. O ex-presidente conquistou a eleição com pouco mais de 2 milhões de votos de diferença para o atual presidente, Jair Bolsonaro.
Após o anúncio do Tribunal Superior Eleitoral, diversas figuras da política nacional e internacional já se manifestaram reconhecendo a escolha nas urnas e a legalidade das eleições. No entanto, o país registra protestos em diversas rodovias.
Segundo apuração, pelo menos 11 estados registram manifestações de caminhoneiros que se recusam a aceitar a derrota do presidente Bolsonaro. Em alguns dos atos, os manifestantes chegam a pedir a volta da ditadura militar, outros defendem que as eleições foram fraudadas.
A Polícia Federal se manifestou afirmando que está conduzindo agentes para os pontos onde acontecem as manifestações para monitorar a situação e garantir que haja fluxo nas vias; isto é, impedir que as ruas sejam totalmente bloqueadas.
Nos vídeos a seguir você pode conferir mais detalhes do ocorrido.
Nas redes sociais, circulam vídeos que mostram a ação dos caminhoneiros. Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais estão entre os estados onde acontecem as manifestações.
Caminhoneiros… pic.twitter.com/ylrUk4g2Db
— Alexandre🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@Alexand59517985) October 31, 2022
Na divisa de Brasília pra Goiás , caminhoneiros interditam caminho para tentar contestar o resultado do presidente eleito Lula. pic.twitter.com/2g0GowerEV
— Dennia (@denniaolliveira) October 31, 2022
URGENTE: CAMINHONEIROS PARAM RODOVIAS CONTRA LULA pic.twitter.com/960wGAO1ej
— Fernando Holiday (@FernandoHoliday) October 31, 2022
Desde a confirmação da derrota nas urnas, o presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou. É esperado que Bolsonaro faça alguma declaração hoje (31), mas não é tido como certo.
Por outro lado, Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, já se manifestou em aceno a eleição de Lula e se declarando oposição do próximo governo.
Via: jovempan.com.br