Eleitores denunciam blitze pelo país impedindo acesso a votação

TSE e STF pediram esclarecimento sobre as operações.

Anúncios

As eleições de segundo turno tem agitado as redes sociais pelo país. Entre memes, manifestações de voto e muitos comentários, existe uma onda de publicações que tem causado espanto e apreensão. Eleitores de diversas partes do país tem denunciado ações blitze irregulares.

Em vários pontos do país estão sendo denunciadas blitze da Polícia Rodoviária Federal. Em alguns lugares, eleitores denunciam ações irregulares da Polícia Militar e, no Rio de Janeiro, observa-se a atuação de militares na Ponte Rio-Niteroí.

Anúncios

Anúncios

Confira a seguir mais vídeos.

As denúncias chegaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi determinado, por meio do ministro Alexandre de Moraes, que a Polícia Rodoviária Federal preste esclarecimentos sobre as ações realizadas em vários pontos do país.

O assunto já é um dos mais comentados nas redes sociais brasileiras, com expressões como “Golpe de Estado” e “Deixem o Nordeste Votar”, entre os termos mais comentados no twitter e em outras redes.

As blitze estão proibidas pelo TSE, em razão da manutenção do direito constitucional do voto. No entanto, a decisão vem sendo descumprida em vários pontos do país, conforme mostram as denúncias.

Além da decisão do TSE, assinada por Alexandre de Moraes, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, também determinou que o ministro da Justiça, Anderson Torres, preste esclarecimentos sobre as ações.

As denúncias contra as ações de blitze apontam tentativa de impedir o acesso de eleitores a suas seções de voto. Por outro lado, a Instituição garante que as ações não estão impedindo o trânsito.

Via: metropoles.com

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.