Filme brasileiro “Cidade de Deus” conquista destaque em lista internacional dos 100 melhores do século

Lista publicada pelo jornal americano The New York Times traz o filme brasileiro no top 20 da seleção

ANÚNCIOS

Uma das produções mais marcantes do cinema nacional, Cidade de Deus, ganhou reconhecimento internacional mais uma vez. O longa dirigido por Fernando Meirelles foi incluído na seleta lista dos 100 melhores filmes do século XXI, publicada nesta sexta-feira (27) pelo jornal norte-americano The New York Times.

O filme brasileiro aparece na 15ª posição do ranking — sendo o único representante do Brasil na seleção. A compilação do Times foi feita a partir de entrevistas com mais de 500 profissionais da indústria do entretenimento, entre diretores, roteiristas, atores e produtores.

ANÚNCIOS

O resultado destacou obras que marcaram o século até agora, como o sul-coreano Parasita, de Bong Joon Ho, que lidera a lista. Lançado em 2002, Cidade de Deus retrata de forma crua e impactante o crime organizado e a violência em comunidades do Rio de Janeiro, com uma narrativa visual intensa e personagens marcantes.

O filme é frequentemente citado como uma das maiores realizações do cinema brasileiro moderno e, agora, reafirma essa posição no cenário global. Descrito por especialistas ouvidos pelo jornal como “trágico, intenso e extraordinário”, o longa ganhou admiração não apenas do público, mas de grandes nomes do cinema.

O cineasta Martin Scorsese, conhecido por retratar a violência urbana em suas obras, já declarou seu apreço pelo filme em entrevista a uma emissora dos Estados Unidos. Outro gigante de Hollywood, Steven Spielberg, também se impressionou com o longa.

ANÚNCIOS

O diretor de ET: O Extraterrestre e Indiana Jones ficou particularmente fascinado com a famosa cena de abertura. Tamanha foi sua curiosidade que ele convidou o diretor Fernando Meirelles para revelar os detalhes por trás daquela sequência.

Além de Cidade de Deus, a lista do The New York Times contempla títulos consagrados do cinema mundial que conquistaram tanto crítica quanto público, como Corra! e A Viagem de Chihiro.

Ao figurar entre os 15 primeiros da lista do New York Times, o filme Cidade de Deus reafirma sua posição como um dos marcos do cinema contemporâneo brasileiro.

ANÚNCIOS

Escrito por

VANESSA B

Escreve de tudo um pouco: notícias do dia, curiosidades, ciências... basta ter um bom café pra animar a prosa.