ANÚNCIOS
Na última quarta-feira, o Instituto Nacional de Metereologia emitiu um novo alerta sobre risco de “chuva volumosa” para regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
ANÚNCIOS
O esperado é de um acumulado de 60mm à 100mm, um volume que pode causar alagamento e deslizamento em muitas regiões. O período de alerta dura toda a quinta-feira, até sexta.
As regiões sob alerta são: Região Metropolitana do Rio de Janeiro; Norte Fluminense; Noroeste Fluminense; Baixada Fluminense; Centro Fluminense; Sul Fluminense; Piracicaba e Campinas; Metropolitana de São Paulo; Macro Metropolitana Paulista; Vale do Paraíba Paulista; Campos das Vertentes; Zona da Mata; e Sul/Sudoeste de Minas.
ANÚNCIOS
Para entender a medicação, vale considerar que cada milímetro de chuva é equivalente a um litro por metro quadrado. Quando o volume acumulado é grande, o perigo geralmente gira em torno da falta de estrutura para que a água escoe.
Muita água atingindo uma região pode sobrecarregar o sistema de saneamento, causando alagamento. Além disso, regiões com presença de rios também costumam ser muito atingidas pela cheia desses rios.
ANÚNCIOS
O alerta é particularmente perigoso porque os três estados (RJ, MG e SP) já tem sofrido com chuvas nas últimas semanas, com registro de alagamentos, enchentes, deslizamentos e outros incidentes.
Especialistas recomendam que moradores de áreas de risco, que sabem que estão em áreas de risco, procurem deixar suas casas durante o período de alerta. Além disso, é sempre importante estar atento ambiente ao redor.
Se você observar rachaduras em muros, escoamento de água barrenta em morros e encostas, ouvir sons de “estalo” vindo de rochas ou construções, dentre outros sinais, o recomendado é deixar o local e acionar a Defesa Civil. Fique atento aos alertas das autoridades da sua região para se proteger.