Se sentir essas dores ligue para o SAMU 192 rapidamente pois pode ser sinal de rompimento da artéria mais importante do corpo

A dor da dissecção de aorta pode irradiar para pescoço, costas ou abdômen. O problema exige socorro imediato.

Anúncios

Você já ouviu falar em dissecção de aorta? A dissecção da aorta é uma ocorrência médica de caráter emergencial, caracterizada por uma lesão na principal artéria do sistema circulatório, que começa no coração e vai até a quarta vértebra lombar.

De acordo com registros e informações cientificas, é alto o nível de mortalidade por conta do rompimento dessa artéria que a maior e mais importante de nosso organismo.

Anúncios

Com o surgimento da lesão, a artéria se rompe fazendo com que o sangue invada as camadas mais internas da aorta, diminuindo a irrigação para órgãos vitais e forçando um caminho que separa a camada mais interna da camada média.

Por conta de tamanha gravidade, chame o SAMU 192 imediatamente se sentir dor súbita no tórax acompanhada de dor que irradia para as costas, abdômen e pescoço.

Anúncios

Os sintomas podem evoluir para tontura, falta de ar, podendo levar a pessoa ao desmaio e paralisia em diversas partes do corpo.

Vale reforçar que se o atendimento for rápido a pessoa pode se recuperar, mas deverá seguir à risca todas as recomendações medicas, principalmente no controle da pressão arterial.

Tratamento:

O tratamento consiste no uso de medicação para controle da pressão arterial e procedimento cirúrgico para remoção da região dissecada e reconstrução do vaso com enxertos sintéticos, porém alguns casos podem ser tratado sem necessidade de cirurgia, por isso a importância de conhecermos os siais e sintomas que indicam a dissecção de aorta.

Via: drauziovarella.uol.com.br

Escrito por

Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.