Xarope adulterado tirou a vida de pelo menos 157 crianças e deixou outras dezenas em estado grave

A Organização Mundial de Saúde (OMS) se pronunciou a respeito.

Anúncios

Pelo menos 157 crianças morreram e outras dezenas estão em estado grave após serem tratadas com xarope adulterado.

Este é caso é considerado um dos maiores escândalos da Indonésia no que se diz respeito a saúde púbica daquele país.

Anúncios

Os relatos de centenas de mães e dos parentes próximos das vítimas são de cortar o coração.

Agustina Maulani, mãe da pequena Nadira de apenas 1 ano e 5 meses, que foi uma das vítimas do xarope adulterado, fez um triste relato sobre o que aconteceu com sua filha.

Anúncios

De acordo com Agustina Maulani, ela comprou um xarope de paracetamol para tosse da garotinha em uma farmácia em Jacarta, capital da Indonésia.

Ela revelou que deu o medicamento de acordo com a prescrição de 4 em 4 horas, mas a febre não cedia, ela chegou a ficar um pouco melhor, mas logo a febre alta voltava e em pouco tempo ela parou de urinar.

Nadira foi encaminhada para uma unidade de saúde, mas ela não se recuperou, exames laboratoriais revelaram altos níveis de ureia e creatina que apontaram que os rins da criança pararam de funcionar e logo a pequena entrou em coma.

“No final, ela faleceu rapidamente. Com uma dor realmente terrível”, revelou Agustina aos prantos. Muitas crianças estão internadas com isuficiência renal em estado grave.

A Indonésia enfrenta uma onda de mortes, pelo menos 157 crianças faleceram de insuficiência renal aguda provocada por medicamentos contaminados. A maioria das vítimas tinham menos de cinco anos.

O governo da Indonésia proibiu a venda de cerca de 100 medicamentos suspeitos que foram encontrados nas casas das vítimas.

Budi Gunadi Sadikin, ministro da Saúde da Indonésia, revelou que nos medicamentos investigados foram encontrados traços de etilenoglicol, dietilenoglicol e etilenoglicol butílico, substâncias consideradas extremamente tóxicas. Tais substâncias também foram encontradas nas vítimas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), se pronunciou a respeito e afirmou que tais substâncias nunca podem ser usados em medicamentos.

Estas substâncias, etilenoglicol, dietilenoglicol são usadas como soluções anticongelantes para o ar-condicionado, geladeiras e freezers e como solventes.

De acordo com a OMS, outras 70 crianças faleceram na Índia de maneira semelhante após serem medicadas com 4 xaropes para tosse que tinham quantidade inaceitável de etilenoglicol, dietilenoglicol.

Via: esportes.yahoo.com

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.