Muitas pessoas podem ter sido infectadas com HIV e não sabem disso por isso é preciso conhecer os sintomas para se informar e procurar o médico para que seja feito um teste que possa comprovar a doença.
A AIDS, síndrome da imunodeficiência adquirida é causada pelo vírus HIV que acaba interferindo na capacidade que o organismo tem de combater as doenças. Os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa, os mais comuns são:
1- Febre
Esse é um dos primeiros sintomas que aparece quando a pessoa está infectada pelo vírus, a febre vem junto com outros sintomas mais leves como cansaço, glândulas linfáticas inchadas e dor na garganta.
Quando a febre aparece indica que ou vírus está se movimentando para a corrente sanguínea e começa a se multiplicar e o sistema imunológico começa a reagir de forma inflamatória.
2- Fadiga e dor de cabeça
Essa resposta inflamatória causada pelo sistema imunológico pode produzir no organismo cansaço e letargia. Você pode se sentir cansado ao menor esforço e também ter dificuldades para respirar.
3- Linfonodos aumentados e dores na área do pescoço, virilha e axilas
Os gânglios linfáticos costumam ficar inflamados quando existe uma infecção no organismo, esses linfonodos geralmente estão localizados na região da axila virilha e pescoço e você pode sentir dores nesses locais caso esteja com HIV.
4-Náusea vômitos e diarreia
Esses sintomas podem aparecer tanto nos estágios iniciais da doença como nos posteriores e são causados por uma infecção oportunista por causa da baixa no sistema imunológico.
5-Dores de garganta e tosse seca
A tosse de alguém que está infectado pelo vírus HIV é persistente, seca e perdura por semanas até meses. Esse sintoma é de alguém que já está com a doença em estágio avançado.
6- Suores noturnos
O suor noturno costuma acontecer no início da doença em algumas pessoas, mas é mais comum acontecer mais tarde e não tem relação alguma com qualquer atividade física ou temperatura é provocado pela doença.