O Hospital Barra D’Or emitiu um laudo oficial sobre a causa da morte do cantor Erasmo Carlos, de 81 anos. O cantor ícone da Jovem Guarda e um dos maiores nomes do rock nacional, faleceu na manhã desta terça-feira (22), no Rio de Janeiro.
De acordo com a unidade de saúde Erasmo Carlos faleceu em virtude de uma “paniculite complicada por sepse de origem cutânea”.
O que é paniculite? Veja a seguir.
A principal característica da paniculite é a inflamação da camada de gordura profunda que fica sob a pele. A paniculite surge a partir de caroços sensíveis e vermelhos. Estes nódulos geralmente são grandes, com vários centímetros de diâmetro.
O surgimento destes nódulos, são mais comuns nas pernas e nos braços, entretanto, também podem surgir nas nádegas, tronco e até mesmo no rosto. Os nódulos inflamados provocam bastante dor.
Causas
A causa da paniculite ainda é desconhecida, contudo, as causas mais comuns são:
- A paniculite pode surgir em pacientes com algum tipo de infecção viral ou bacteriana;
- Exposição a baixas temperaturas;
- Lesão na pele;
- Lúpus;
- Enfermidades do pâncreas;
- Doenças inflamatórias, como por exemplo, doença de Crohn ou colite sulfonamidas;
- Sarcoidose;
- Leucemia;
- Alguns medicamentos, como por exemplo, anticoncepcionais.
Sintomas mais comuns da paniculite
- Febre;
- Fadiga;
- Perda de peso;
- Náuseas e vômitos;
- Dores musculares;
- Dores nas articulações.
A paniculite pode levar a um quadro grave conhecido como sepse como aconteceu com Erasmo Carlos. A sepse é caracterizada pela falência múltipla dos órgãos.
A morte de Erasmo Carlos deixou milhões de fãs desolados. O velório e sepultamento do cantor será restrito aos familiares e amigos mais próximos.
Via: accelerated-ideas.com