Coronavírus: Provas de solidadriedade e esperança em meio de pandemia

Em meio de crise, a solidariedade aumenta.

Anúncios

Depois de ter avançado a pandemia devido ao novo coronavírus, o recado mais lido nas redes sociais”ninguém segura mais a mão de ninguém”. Além disso, de longe tem sempre alguém que vai ajudar o próximo em tempos que estamos vivendo. Uma grande parte da população mundial, agora com a mesma situação ou seja em quarentena, auto-isolamento e além de outras medidas por medo do vírus, pessoas estão lutando por alternativas de seguir em frente.

Por exemplo na Itália, um país bastante afetado devido a crise do coronavírus, as pessoas se juntam nas janelas e cantam todas juntas pelo mundo, jovens oferecem ajuda às pessoas de mais idade, que não têm forma de sair na rua e fazer as suas compras, ainda sob pessoas que estão de quarentena, bate-se palmas para todos os médicos que estão dando o melhor para cuidar de toda a população afetada.

Anúncios

“Conter essa pandemia, maioria depende de nós, das nossas atitudes individuais, em prol da coletividade”, diz Fernanda Salvadé de 36 anos, servidora pública. Que neste domingo prestou solidadriedade para fazer compras para os seus vizinhos em Brasília”.

“Neste caso, estamos lidando com pandemias pesadas, além disso é fundamental existir apoio mútuo e era ainda muito mais comum que os protestos ou outras formas. De momento as pessoas, estão cada vez mais ficando em casa, e cada vez mais cientes sobre todas as necessidades de se ajudar de qualquer forma, dessa vet para se proteger comprando produtos para armazenar”, avalia professor de psiquiatria da British Columbia.

Anúncios

Ainda assim um dos aspectos mais fundamentais, dessa pandemia e pandemias anteriores, é que as pessoas acabam por se sentir ameaçadas e precisam de uma solução para lidar com isso.”As pessoas acham que necessitam de fazer alguma coisa para sentir que estão tendo algum control sobre suas vidas. Além disso, todas as compras motivadas por pânico fazem também parte do ciclo que estamos vivendo.

Nos próximos dias espera-se boas noticias como:

1-Ir ás compras para os vizinhos

“Caso você esteja em quarentena, eu posso ajudar”. Você que não está infecionado, pode ajudar a fazer as compras para um vizinho mais idoso, ou mesmo que ele se encontre em risco.

Fernanda Salvadé, teve a ideia de escrever recados e pendurar nos elevadores do seu prédio, com a seguinte mensagem:”Caso você seja uma pessoa com mais de 60 anos, posso ir fazer compras para você, sem problemas ou custo. Só precisa de me avisar antes para eu me organizar”.Além disso, também publicou a sua oferta na rede social.

2-Cantar em todas as janelas

Os italianos se juntaram nas janelas e cantaram depois que o país foi fechado pelo primeiro-ministro. Eles deixam recados pendurados”Andrà tutto bene”, ou seja “Vai ficar tudo bem”.

Nesse último fim de semana, viralizaram vários vídeos de italianos cantando juntos das janelas e varandas do país. Fazendo serenatas, trompetes, pessoas batendo panelas, tudo isso criou um circulo musical nas varandas de Itália.

Entre esses exemplos existe muitos mais, como jogos de bingo, exercício físico e parabéns através das varandas.

 

 

Via: g1.globo.com

Escrito por

Carla Sofia

Sou especialista em Receitas, dicas e saúde! Gosto sempre de estar atualizada de novas receitas e formas medicinais!