Costureira criadora do varal solidário com máscaras morre de Covid-19 no interior de SP

A idosa usou de sua habilidade com a costura para ajudar pessoas no enfrentamento da pandemia

Anúncios

A idosa que resolveu promover uma ação solidária na cidade de Jaú, no interior do estado de São Paulo, costurando máscaras que seriam ofertadas em um varal solidário, montado em frente ao portão de sua casa, desde maio do ano passado, nesta última terça-feira (26) se tornou parte das estatísticas. A criadora do projeto varal solidário acabou falecendo se tornando mais uma vítima da Covid-19.

Maria Ruiz Vertuan, de 72 anos de idade, passou a costurar máscaras para ocupar o seu dia, em meio ao isolamento social, com o objetivo de minimizar uma depressão, e com isso, ajudar outras pessoas, que não poderiam comprar o item de proteção. Ela não teve nem mesmo tempo de desfrutar de uma novidade com a qual vinha contando e esperando muito: a vacina.

Anúncios

De acordo com o filho da costureira, Carlos Roberto Vertuan, de 44 anos, a mãe se contaminou com a doença e teve uma evolução muito rápida e violenta. Ela acabou morrendo menos de uma semana após ter apresentado os primeiros sintomas da doença, mesmo que estes logo no começo fossem leves.

Carlos relatou que a mãe havia reclamado de um mal-estar na última quarta-feira (20), e que em seguida, foi levada para uma unidade de saúde. Já no sábado (23) ela passou a sentir falta de ar, e teve que retornar ao hospital. Neste momento, a costureira foi internada no local, e precisou de ajuda de uma respirador.

Anúncios

Já na segunda-feira (25) Maria foi encaminhada para UTI do hospital, e precisou ser entubada. No dia seguinte os familiares da costureira receberam uma ligação do hospital, com a notícia de sua morte. Em seguida, a idosa foi enterrada no mesmo dia, sem que houvesse velório, no cemitério municipal de Paderneiras, onde ela tinha familiares.

 

Via: g1.globo.com

Escrito por

Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.