Descubra porque você jamais deve sacudir um bebê

O ato de sacudir um bebê é extremamente perigoso.

Anúncios

Nesse artigo você vai descobrir porque jamais deve sacudir um bebê bruscamente. Isso por causa de uma síndrome muito perigosa conhecida como Síndrome do Bebê sacudido, que nada mais é do que uma lesão cerebral grave que acontece quando a criança é sacudida com muita força para frente e para trás, sem que sua cabeça esteja apoiada.

Sacudir um bebê pode fazer com que aconteça um sangramento interno que pode levar à falta de oxigênio no cérebro.

Anúncios

A Síndrome do Bebê sacudido é conhecida também como Traumatismo crânio-encefálico Abusivo Pediátrico e pode ocorrer até os 4 ou 5 anos, mas é muito frequente em bebês com idade de 6 e 8 semanas, no momento de brincadeiras inocentes dos pais ou de pessoas bem próximas, que acabam jogando a criança para cima ou nos casos da tentativa de fazer o bebê parar de chorar o sacudindo.

O tratamento só pode ser feito por um pediatra ou neuropediatra, e será decidido de acordo com o grau da lesão no cérebro. Pode ser necessário o uso da oxigenoterapia, medicamentos e nos casos mais graves até mesmo a cirurgia.

Anúncios

Os principais sintomas dessa síndrome são: dificuldades ao respirar, irritabilidade muito fácil, uma significativa diminuição do nível de consciência, sono excessivo, vertigens e dificuldade para se manter em pé, náuseas, vômitos, tremores corporais, entre outros.

É possível observar também outro sintoma que é a moleira afundada, e podem surgir também hematomas no corpo da criança. Ao sacudir um bebê o cérebro se move com força dentro do crânio, causando lesões graves, inchaço, sangramentos ou até mesmo nos casos mais graves a morte do bebê.

Via: tuasaude.com

Escrito por

Cláudia LM

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.