É por isso que o Girassol “vira” para o sol! Mistério desvendado

O girassol é encantador e fonte de renda para milhares de pessoas.

Anúncios

Você já parou para pensar porque o girassol vira todos os dias para o lado do sol, acompanhando o astro-rei enquanto ela brilha no céu?

Popularmente conhecida como girassol, a planta tem o seguinte nome científico Helianthus annus. A planta é originária da América do Norte e se adapta com facilidade as mais diversas condições climáticas.

Anúncios

De maneira popular é comum dizer que o girassol “vira” para o sol. Mas, você sabe porque isso acontece?

Na verdade, este movimento é conhecido como heliotropismo, e a bem da verdade ele só acontece na primeira fase de vida da planta, ou seja, na fase do crescimento, isso porque o lado da inflorescência, que não está recebendo a luz do sol, cresce mais rápido do que a que está exposta ao astro-rei.

É graças a este movimento caracterizado pelo crescimento diferenciado que dá a impressão de que o girassol realmente acompanha o sol, ou seja, “vira” para o sol.

Anúncios

Com as pétalas amarelas que forma uma espécie de coroa, e com o miolo repleto de sementes, sendo que cada uma delas é originada de uma flor, a beleza desta planta encanta e é produto de geração de renda.

O girassol está pronto para a colheita quando a flor está seca. Cada flor do girassol pode ter de 100 a 8.000 sementes.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o girassol é responsável por 16% do óleo consumido no mundo. Além de ser usado para extração do óleo comestível, também serve de alimento para os pássaros, e utilizado na fabricação de fármacos e cosméticos.

Via: globorural.globo.com

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.