🚨 Usuários denunciam supostas ações da PRF para impedir pessoas de irem votar #eleições2022 pic.twitter.com/qPj1Skgu9R
— Metrópoles (@Metropoles) October 30, 2022
Polícia Rodoviária Federal fazendo blitzes ilegais pelo interior do nordeste. Polícia Militar montando blitzes nos subúrbios do Rio de Janeiro.
Não querem deixar os pobres votarem. O país está nas mãos de milicianos.
— Antonio Tabet (@antoniotabet) October 30, 2022
🚨COMPARTILHEM: Policial Militar tenta induzir pessoas em ônibus a NÃO VOTAREM em Lula #Eleicoes2022
— CHOQUEI (@choquei) October 30, 2022
As denúncias chegaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi determinado, por meio do ministro Alexandre de Moraes, que a Polícia Rodoviária Federal preste esclarecimentos sobre as ações realizadas em vários pontos do país.
O assunto já é um dos mais comentados nas redes sociais brasileiras, com expressões como “Golpe de Estado” e “Deixem o Nordeste Votar”, entre os termos mais comentados no twitter e em outras redes.
As blitze estão proibidas pelo TSE, em razão da manutenção do direito constitucional do voto. No entanto, a decisão vem sendo descumprida em vários pontos do país, conforme mostram as denúncias.
Além da decisão do TSE, assinada por Alexandre de Moraes, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, também determinou que o ministro da Justiça, Anderson Torres, preste esclarecimentos sobre as ações.
As denúncias contra as ações de blitze apontam tentativa de impedir o acesso de eleitores a suas seções de voto. Por outro lado, a Instituição garante que as ações não estão impedindo o trânsito.
Via: metropoles.com