Fiscalização encontra manteiga adulterada com fezes e ácido em Minas

Justiça expediu mandado de prisão.

Anúncios

Uma operação conjunta entre o Ministério da Agricultura e Ministério Público Federal levou a investigação de uma empresa de laticínios localizada no sul de Minas. Perícia revelou o uso de substâncias proibidas na preparação dos produtos.

Dois empresários são alvo da investigação. A polícia suspeita que tenham sido usados ácido, gordura vegetal e até fezes no preparo de manteiga.

Anúncios

Ainda segundo as investigações, os empresários podem ter lucrado R$12 milhões apenas nos últimos 18 meses.

O preparo da manteiga deve levar creme de leite, mas os empresários usavam gordura vegetal.

Anúncios

Segundo as investigações, o material era usado para baratear a fabricação, uma vez que custa metade do valor do creme de leite.

O material analisado ainda apresentou a presença de ácido sórbico e sorbato, além de coliformes fecais e totais.

Diante das descobertas, a Justiça autorizou um mandado de prisão contra os dois empresários.

A perícia nos produtos não foi simples, uma vez que a atuação das autoridades foi alvo de diversas tentativas de resistência por parte dos empresários e funcionários.

No fim das contas, a fiscais coletaram o material no mercado e encaminharam a perícia.

A análise foi conduzida por pesquisadores da  Universidade Federal do Pará e constataram a presença das substâncias, além de fezes.

Os empresários devem responder pelos crimes de corrupção, adulteração de produtos alimentícios, falsa indicação e falsificação de selo federal e ameaça. Se condenados por todos os crimes, a pena máxima chega a 24 anos.

Via: metropoles.com

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.