Ibuprofeno não deve ser consumido por pacientes com coronavírus

O medicamento facilita o contágio e pode agravar os sintomas da doença

Anúncios

Nos últimos dias, um estudo publicado pela revista cinetífica Lancet acabou chamando a atenção e criando um alerta geral a respeito de medicamentos que não devem ser consumidos por pessoas com suspeita e/ou já diagnosticadas com Covid-19, doença respiratória causada pelo coronavírus.

De acordo com o estudo em questão, um dos medicamentos que não devem ser consumidos por pacientes nessa situação é o Ibuprofeno.

Anúncios

Segundo informações de especialistas, remédios anti-inflamatórios como o citado acabam por aumentar a quantidade de um receptor químico presente nas células do corpo. Esse receptor, por sua vez, acabaria por falicitar a entrada do coronavírus no organismo humano.

Ainda de acordo com o estudo publicado na revista Lancet, existe um medicamento adequado para o combate do Covid-19 e que está disponível em qualquer farmácia brasileira com facilidade: o paracetamol.

Anúncios

Ao comentar a respeito do estudo citado, Marina Rodrigues, infectologista do Hospital São Lucas (da PUCRS) afirmou que ainda não existe um estudo controlado especificamente para determinar os pontos destacados e cujas conclusões sejam definitivas.

Entretanto, existe uma observação sobre a ação do coronavírus quando em contato com as células do corpo humano, de forma que é sim possível afirmar que o consumo de Ibuprofeno ajudaria e influenciaria no contágio, podendo piorar os sintomas da doença.

De acordo com a médica citada, até que maiores detalhes sobre o Covid-19 sejam apurados e devidamente esclarecidos, a tendência é que essas recomendações sejam seguidas e que os médicos não prescrevam Ibuprofeno para os seus pacientes cujos sintomas forem consistentes com os do coronavírus.

Outros médicos concordaram com Marina Rodrigues e ainda destacaram que o receptor químico que pode ser potencializado pelo uso de anti-inflamatórios é a Enzina Conversora de Angiotensina (ECA2).

 

Via: gauchazh.clicrbs.com.br

Escrito por

Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.