Imposto de Renda: Cerca de 8 milhões ainda não entregaram declaração

Órgão recebeu 23,7 milhões de documentos, mas espera-se que em 30 de junho esse número atinja 32 milhões

Anúncios

Nos último cinco dias do prazo de entrega, aproximadamente 8 milhões de brasileiros não apresentaram declarações de imposto de renda à Receita Federal até as 11 horas desta quinta-feira (25).

A agência recebeu 23.774.151 declarações, mas espera receber 32 milhões de declarações até 30 de junho deste ano. Inicialmente, o prazo terminou em 30 de abril, mas foi prorrogado devido à pandemia de coronavírus.

Anúncios

A agência recebeu 23.774.151 declarações, mas espera receber 32 milhões de declarações até 30 de junho deste ano. Inicialmente, o prazo terminou em 30 de abril, mas foi prorrogado devido à pandemia de coronavírus.

Para quem não cumprir o prazo, será aplicada multa mínima de R $ 165,74 e multa máxima de 20% do valor tributável.

Anúncios

A Receita alerta que os contribuintes não devam esperar até o último minuto para enviar, evitando problemas e atrasos.

O que mudou para o IR 2020?

Este ano, o IR tem novidades importantes. Uma das boas notícias é que as restituições serão pagas em 5 lotes mais cedo, ao contrário de 7 como antes até ano passado. O primeiro lote virá em maio, dia 29.

De acordo com Amorim, deste ano em diante, foram acrescentadas várias situações que facilitarão a vida do contribuinte. Poderá transmitir, gravar cópia, fazer retificação e imprimir a declaração pelo programa. Quem já dispõe de certificação digital, poderá acessar o Meu Imposto de Renda, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Mas, o contribuinte não pode deduzir o valor de contribuição patronal paga à Previdência pelo patrão de funcionário doméstico.

A tabela do IR não teve reajuste, ficando acumulada desde 1996, defasada mais de 100%. De acordo com o coordenador, a RF ficará mais atenta as transações financeiras e inconsistências da variação patrimonial.

À partir deste ano é também obrigatório que informe o CNPJ dos bancos onde tem conta corrente ou aplicações, principalmente os variáveis, como por exemplo a Bolsa de Valores.

Via: noticias.r7.com

Escrito por

News Report

Colunista de notícias, visando levar a informação à leitores diversos, através da internet, mídias sociais, redator de plataforma em diversos assuntos.