Anúncios
Moradores das regiões de Miyagi, Yamagata e Niigata, no Japão, estão sob alerta. O governo do país emitiu um pedido para que moradores dessas regiões procurem abrigo, sob ameaça de mísseis da Coreia do Norte.
Essa não é a primeira vez que o governo japonês adota a medida para proteger seus cidadãos. Há algum tempo, a Coreia do Norte faz “testes” militares e lança mísseis em áreas próximas especialmente ao Japão e Coréia do Sul.
Anúncios
Geopoliticamente falando, na região, os dois países são os mais alinhados aos Estados Unidos – que é inimizade antiga da Coreia do Norte. Os “testes” também acabam servindo como forma de intimidação.
A Coréia do Sul também acompanha com atenção as movimentações militares do país vizinho. Pela primeira vez desde 1945, segundo as autoridades do país, a Coreia do Norte lançou mísseis que se aproximaram da costa sul-coreana.
Anúncios
Em pronunciamento a população, e aos países aliados, o presidente sul coreano Yoon Suk Yeol, declarou que a ação norte-coreana foi uma efetiva invasão territorial. Os dois países possuem um acordo que inibe ataques, mas a tensão entre os países é constante.
Em declaração ao Conselho de Segurança Nacional, o presidente determinou que “uma resposta severa fosse tomada rapidamente para que a provocação da Coreia do Norte pagasse um preço claro”.
A reação da Coréia do Sul foi lançar três mísseis em resposta. O embate é também sobre quem detém mais poderio militar.
Via: bbc.com