Tenho 1 respirador para 30 pacientes e tenho que escolher quem vai ficar com o respirador, escolha difícil, pois os outros podem morrer, diz médico

Médico afirma ter 1 respirador para 30 pacientes.

Anúncios

O médico Pedro Archer, trabalha na emergência da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, ele publicou uma realidade difícil não somente para ele, mas para toda equipe do hospital que está envolvida no atendimento das pessoas com COVID-19.

Segundo o médico, a falta de respiradores nas unidades de saúde, os obriga a decidir quem fica vivo e quem morre, essa tem sido uma realidade em vários hospitais do Rio de Janeiro.

Anúncios

Segundo Pedro Archer que trabalha em uma emergência, dois pacientes que ele cuidava, morreram por não haver respiradores, não há respiradores na rede pública, aconteceu uma coisa muito triste perdemos dois pacientes por falta deste aparelho, atualmente temos somente um respirador na sala, para servir 30   pacientes que estão isolados com COVID-19.

Relatou o médico Pedro Archer, que o número de pessoas infectadas chegando ao hospital cresce cada dia mais, declarou o médico que havia acabado de chegar uma senhora com os sintomas da COVID-19, estava saturando 57%, com síndrome gripal e só havia um respirador para atender toda essa demanda.

Anúncios

Os médicos precisam escolher quem vai ficar com o respirador, tem que levar em conta o quadro do paciente, idoso, com muita comorbidade, ou se é jovem.

Acaba se escolhendo o paciente jovem, esse tipo de escolha mexe com a cabeça do profissional, mas esta é a situação que estamos vivendo atualmente no Rio de Janeiro, declarou Pedro Archer.

Os órgãos de saúde foram questionados, mas não confirmaram a falta de respiradores no Rio, mas o Hospital Ronaldo Gazolla, não tem respirador, nem leitos na UTI.

O secretário Estadual de Saúde Edmar Santos, falou em entrevista ao Bom dia Rio, que já tem 550 respiradores garantidos, mas ainda não chegaram, mas o secretário de saúde prometeu entregar mais 37 equipamentos até quarta-feira, em alguns hospitais do estado.

 

Via: g1.globo.com

Escrito por

Cláudia LM

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.