Última manifestação de Jair Bolsonaro trouxe a tona a Ditadura Militar e o AI-5 e gerou Repercussão Mundial, diz site

O mais duro de todos criado na Ditadura Militar

Anúncios

Em frente ao Quartel General do Exercito, em Brasilia, o presidente Jair Bolsonaro ( sem partido) realizou um discurso em frente a uma multidão de aglomerados que gritavam o fechamento do Congresso e o retorno do ato institucional numero 5, que foi criada durante a ditadura militar.

O presidente mencionou “não queremos negociar nada”. Apesar dessa fala de não querer negociar nada, ele não deixou claro do que exatamente estava falando. Durante a semana, o presidente entrou em conflito com Maia mais uma vez.

Anúncios

Nessa aglomeração em protesto, muitas pessoas estavam sem mascaras, inclusive os soldados do exercito e os seguranças do Planalto, cujo realizaram um cordão de isolamento, para deixar o presidente longe das pessoas.

Durante o seu discurso, Bolsonaro apresentou muitas tosses. Desta vez, ele não apertou a mão das pessoas, apenas acenava de longe. Mais uma vez, desobedeceu as ordens emitidas pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Anúncios

O AI-5 ( ato institucional numero 5) foi criado no dia 13 de dezembro de 1968, considerado o ato mais radical da ditadura militar, dando inicio a um período altamente repressor, deixando os direitos das pessoas cassados, deixou um saldo de presos e mortos. A realização de tortura e assassinato de pessoas que estavam presas, era atos e praticas comuns durante esse período.

Este ato institucional, dava direito ao presidente uma permissão no qual ele poderia fechar o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas, o que realmente foi feito assim que o ato foi assinado. Ele permaneceu em vigor durante 10 anos, sendo revogada apenas em 1978.

O próprio filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, deputado estadual disse em uma entrevista que se caso a oposição não fosse radicalizada, uma das respostas do governo seria um novo AI-5. Esse tipo de comentário gerou repercussão mundial, deixando a imagem de ambos negativa.

 

Via: noticias.uol.com.br

Escrito por

V Guimarães

Colunista de todos os assuntos, como tv, famosos, culinaria, medicina, filmes, series, saude, bem-estar, lazer. Gosto de todos os assuntos