Jair Bolsonaro tem apenas mais onze dias de mandato na presidência. E prestes a sair do cargo, ele renovou a concessão da Globo pelos próximos quinze anos. Durante uma boa parte de seu período no cargo, ele chegou a dizer diversas vezes que poderia vetar uma nova autorização de funcionamento da emissora.
Record e Band também tiveram suas concessões renovadas. Bolsonaro perdeu as eleições após concorrer com Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Pela lei, se trata de uma prerrogativa final que o presidente da República defina se as concessões serão renovadas ou não pelos próximos quinze anos. Apesar disso, a decisão final cabe ao Congresso Nacional. Veja a seguir o vídeo do momento em que a notícia foi anunciada pela Globo.
Para se cancelar uma concessão, é necessário votos de dois quintos dos deputados e senadores. A Globo tinha permissão até o dia 7 de outubro, contudo, a regra dizia que ela podia funcionar normalmente até sair a decisão.
Ainda no começo deste ano, Bolsonaro, chegou a falar sobre o assunto.
Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações que eles [Globo] terão dificuldades”, tinha dito, na ocasião, indicando que não iria facilitar para a emissora.
O político acredita que sofreu perseguição por parte da emissora em seus quatro anos no cargo de presidente. Ele ainda chegou a dizer que foi chamado de herói nacional, por ter conseguido resistir a tanto tempo, diante da emissora.
GLOBO ANUNCIA DECISÃO MAIS ESPERADA
🚨VEJA: O deboche do Jornal Nacional anunciando que Bolsonaro renovou a concessão da Globo. pic.twitter.com/Y54oaweeav
— CHOQUEI (@choquei) December 21, 2022
A Globo anunciou a decisão em seu jornal, dizendo que Bolsonaro renovou a concessão para a emissora.
Via: noticiasdatv.uol.com.br