Alerta: “Jovens obesos correm maior risco de morrerem com a Covid-19 do que idosos acima de 60 anos segundo estudo”

O estudo diz que o aumento da massa corpórea apresenta um risco crônico para diversas doenças

Anúncios

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, os grupos de riscos da doença da covid19, na sua maioria são pessoas que estão acima dos 60 anos de idade, mas segundo dados recentes do Ministério da Saúde, a letalidade da doença é maior em jovens obesos do que em idosos acima de 60 anos.

De acordo com a taxa, os jovens obesos que morreram por covid19, são mais de 60%, enquanto que a taxa de morte de pessoas idosas é de 43%, isso significa que corre mais rico de morte os jovens obesos, do que idosos acima de 60 anos.

Anúncios

A coordenadora do núcleo de obesidade e cirurgia bariátrica do hospital sírio-libanês em São Paulo, que é endocrinologista, explicou que existe uma base científica para essa conclusão, uma das hipóteses para que isso realmente venha a acontecer, é que o número de obesos acima de 60 anos é menor do que os idosos em geral.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, 11% dos homens que estão acima de 60 anos de idade são obeso, 25% das mulheres acima de 60 anos de idade são obesas, no entanto 20% de toda a população do país é obesa, isso significa que a maior parte dos obesos estão entre os jovens.

Anúncios

Claro que essa pesquisa é isolada, existem muitos outros fatores que fazem parte do grupo de risco, como hipertensão, as pessoas fumantes, diabéticas, todas essas pessoas acumulam muito mais chances de ser contaminado com a covid19.

Segundo pesquisas do centro de prevenção de doenças do Governo dos Estados Unidos, realizado nos últimos anos, mais de 168 mil mortes no Brasil foram atribuídas ao excesso de peso.

O estudo diz que o aumento da massa corpórea apresenta um risco crônico para diversas doenças, como diabetes, cardiovasculares e muitas outras, até mesmo o câncer é mais prejudicial em uma pessoa acima do peso.

Para saber se uma pessoa está com obesidade, basta dividir o peso pela altura elevada ao quadrado, o número tem que ser igual ou menor que 18,5.

 

Via: noticias.r7.com

Escrito por

Cláudia LM

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.