O refluxo gastroesofágico atinge 30% da população de adultos no Brasil. Consiste em um desconforto intenso e duradouro que vai da boca do estômago e pode acontecer chegar até a garganta e a boca.
As pessoas que sofrem desse problema reclamam também de azia, má digestão e queimação na região interna do tórax sempre causando um grande desconforto.
No entanto o refluxo gastroesofágico também pode ter outros sintomas como uma tosse, rouquidão e até problemas no pulmão. O problema acontece na maioria das vezes por causa de um consumo exagerado dos alimentos industrializados e com teor calórico alto.
Comidas pesadas, refeições grandes e quantidade exagerada fora do horário de alimentação além do consumo de bebidas alcoólicas acabam piorando o problema.
Para se livrar da doença é necessário procurar um médico onde se fará um diagnóstico e através de cuidados simples pode-se controlar os sintomas restabelecendo assim o bom funcionamento do sistema digestivo.
Praticar exercícios e começar uma reeducação alimentar por si só já podem trazer ótimos resultados para quem sofre de refluxo gastroesofágico. Mas existem alguns casos que cuidados específicos não resolvem é necessária uma cirurgia.
Especialistas falam sobre alguns cuidados para evitar o refluxo gastroesofágico entre eles estão:
Evitar o cigarro
Não se deitará imediatamente após as refeições
Mastigar bem os alimentos
Dar preferência para alimentos mais leves distribuídos em pequenas quantidades por várias refeições ao dia. Cuide bem de sua saúde.