Você provavelmente já se perguntou sobre algumas condições que podem causar mau hálito ou sensações desagradáveis no interior da cavidade bucal. Uma das causas mais comuns para esses males são o acúmulo de bactérias e restos de alimentos no interior da boca.
A falta de higienização da cavidade oral pode desenvolver, além de diversas complicações, uma calcificação de restos de compostos orgânicos nas amígdalas. Esta condição é conhecida como cáseos amigdalianos, ou, simplesmente, pedras da amígdala.
Esta condição é relativamente comum e não costuma causar desconforto, embora seja a causa de um odor desagradável com origem no interior da boca.
As calcificações de alimentos e bactérias podem, também, se desenvolver no céu da boca e no fundo da garganta. A comida que consumimos pode não ser devidamente removida quando não há um cuidado adequado, os restos de alimentos que permanecem no interior da cavidade oral se deterioram com o tempo, causando o mau hálito.
Isso ocorre devido à irregularidade na superfície das amígdalas. Elas possuem pequenos buracos, conhecidos como sulcos, nos quais alimentos e bactérias podem se acumular. A calcificação dessas substâncias é feita pelo próprio sistema imunológico, numa tentativa de combater possíveis infecções.