Atenção, pesquisadores alemães descobrem o novo coronavírus no leite materno de mãe infectada

Apesar da descoberta os cientistas dizem que ainda não é possível provar que a criança tenha se infectado com o coronavirus através do aleitamento materno ou pelo contato físico.

Anúncios

Os pesquisadores de uma universidade na Alemanha descobriram o coronavirus pela primeira vez presente no leite materno de uma mulher que foi infectada pela covid-19.

De acordo com a publicação os cientistas fizeram análises no leite materno de duas mulheres que apresentaram sintomas da doença enquanto estavam internadas no hospital depois de terem dado a luz.

Anúncios

As mães e os bebês recém-nascidos testaram positivo para o novo coronavirus. Os resultados das análises feitas pelos cientistas foram publicadas em uma revista e as amostras do leite da mãe que foi diagnosticada primeiro não continha os traços de RNA viral, mas já a amostra do leite materno da segunda mãe que só apresentou os sintomas depois de ter recebido alta deu positivo por 4 vezes consecutivas.

Apesar da descoberta os cientistas dizem que ainda não é possível provar que a criança tenha se infectado com o coronavirus através do aleitamento materno ou pelo contato físico com a mãe logo após o nascimento.

Anúncios

Com a suspeita de estar infectada pelo coronavirus a mãe precisou usar máscara no momento de amamentar o filho e precisou desinfectar as mãos, o peito e também a mamadeira que era usada em algumas ocasiões, mas apesar de todos os cuidados a criança também testou positivo para doença.

O estudo mostra que o SARS-CoV-2 pode estar presente no leite materno das mulheres que apresentam infecção em estágio agudo, no entanto não é possível afirmar com que frequência isso pode acontecer e nem se o vírus pode ser transmitido ao bebê através da amamentação.

Os cientistas revelaram que depois de 14 dias tanto as mães como os bebês já estavam completamente curados da infecção.

Geralmente a forma de contágio mais comum do coronavirus é através das gotículas de saliva que são expelidos no momento em que se fala. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que a amamentação seja interrompida apenas em casos de infecção com sintomas graves e severos que possam impedir o aleitamento materno.

 

Via: noticias.r7.com

Escrito por

Cláudia LM

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.