Pesquisadores de uma universidade de São Paulo descobriram um mecanismo que é responsável por tornar a pacientes diabéticos mais suscetíveis a infecção pela covid-19.
Os pesquisadores publicaram uma prévia do artigo na última quinta-feira (21) mostrando que a alta concentração de glicose no sangue pode facilitar a replicação do Sars-Cov-2.
Os cientistas descobriram também que essa substância tem um papel muito importante na produção das células de defesa do organismo e por isso a consequência é um agravamento nos casos de infecção por covid-19, um fenômeno que foi identificado como tempestade de citocinas, quando existe um descontrole na resposta imunológica do organismo.
O artigo ainda passará pela revisão de outros cientistas para então depois ser publicado e foi submetido a revista “Cell Metabolism. Neste artigo estão os resultados encontrados pelos pesquisadores, esses experimentos foram feitos em laboratórios e através deles identificou-se o aumento na produção de células imunes em um ambiente onde há uma grande concentração de glicose, por isso os diabéticos se tornam susceptíveis e estão no grupo de risco.
Depois da infecção pela covid-19 as células se adaptam ao metabolismo e acabam se tornando glicolíticas, que é o processo onde a glicose é transformada em energia e isso causa a replicação do Sars-CoV-2”.