Pesquisadores brasileiros descobrem que a alta concentração de glicose no sangue pode facilitar a replicação da covid-19

Pesquisadores brasileiros descobrem mecanismo que torna os diabéticos mais vulneráveis ao coronavirus, saiba mais

PUBLICIDADE

Pesquisadores de uma universidade de São Paulo descobriram um mecanismo que é responsável por tornar a pacientes diabéticos mais suscetíveis a infecção pela covid-19.

Os pesquisadores publicaram uma prévia do artigo na última quinta-feira (21) mostrando que a alta concentração de glicose no sangue pode facilitar a replicação do Sars-Cov-2.

PUBLICIDADE

Os cientistas descobriram também que essa substância tem um papel muito importante na produção das células de defesa do organismo e por isso a consequência é um agravamento nos casos de infecção por covid-19, um fenômeno que foi identificado como tempestade de citocinas, quando existe um descontrole na resposta imunológica do organismo.

O artigo ainda passará pela revisão de outros cientistas para então depois ser publicado e foi submetido a revista “Cell Metabolism. Neste artigo estão os resultados encontrados pelos pesquisadores, esses experimentos foram feitos em laboratórios e através deles identificou-se o aumento na produção de células imunes em um ambiente onde há uma grande concentração de glicose, por isso os diabéticos se tornam susceptíveis e estão no grupo de risco.

PUBLICIDADE

Depois da infecção pela covid-19 as células se adaptam ao metabolismo e acabam se tornando glicolíticas, que é o processo onde a glicose é transformada em energia e isso causa a replicação do Sars-CoV-2”.

O estudo mostrou também que os altos níveis de glicose no organismo acabam inibindo as respostas das células T que são as responsáveis por limpar o organismo da infecção no corpo.

PUBLICIDADE

Os diabéticos estão no grupo de risco por dois motivos importantes que são o excesso de glicose no sangue e também a alta tendência a inflamações, condições que acabam atrapalhando o sistema imunológico de responder de forma adequada a qualquer infecção no organismo.

Portanto se você é diabético cuide-se e proteja-se o máximo que você puder, a Covid-19 é uma doença mortal que tem causado muitas mortes em todo o mundo.

 

PUBLICIDADE

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.