Bacalhau divino – sugestão para fazer na semana Santa

Rendimento de 5 porções.

PUBLICIDADE

Já estamos no tempo da Quaresma, e começamos a pensar em que receita faremos especialmente para semana santa. Geralmente, pensamos em um peixe e hoje a receita será de bacalhau.

 

A seguir, segue a receita de bacalhau divino, o qual pode ser uma sugestão para fazer na semana Santa. O rendimento dessa preparação gera cinco porções.

PUBLICIDADE

 

Os ingredientes necessários para fazer a receita de bacalhau divino são: o primeiro e principal ingrediente desta preparação será o bacalhau, na quantidade de 1 kg. Você irá precisar separar um pimentão verde e um pimentão vermelho, ambos picados.

 

Continuando com os ingredientes da receita de bacalhau divino, separe também uma cebola. O próximo ingrediente a ser separado, será o tomate, na quantidade de três unidades, e com observação que não precisa tirar a pele, e não precisa tirar as sementes.

PUBLICIDADE

 

Será necessário para esta receita também as azeitonas pretas, na quantidade de uma xícara, todas bem picadas e sem caroço. Separe também dois dentes de alho e orégano a gosto.

 

Para fazer o purê de batata dessa receita de bacalhau será necessário ter 1 kg de batata. As batatas devem estar cozidas e espremidas. Ainda no purê de batata será necessário ter 2 colheres de sopa de manteiga. Separe também meia xícara de leite e o sal fica a seu gosto.

PUBLICIDADE

 

Para elaboração do creme da receita de bacalhau divino, será necessário ter uma lata de creme de leite sem soro. Separe também uma xícara de Catupiry e um vidro de leite de coco, na quantidade de 200ml.

 

Modo de preparo: o primeiro passo dessa receita será cozinhar as batatas e em seguida esmagá-las. Na sequência, acrescente o leite, a manteiga e o sal, mexendo bem, formando um purê bem macio.

 

Agora você deve acomodar esse purê de batata e um refratário grande como se fosse uma torta.

 

O bacalhau deve ser retirado o sal, trocando a água dele em torno de 5 vezes. Esta troca de água deve ter sido feita um dia antes.

 

Aqueca a água, em uma panela, por cinco minutos e ferver o bacalhau. Depois desse tempo você deve desfiar o bacalhau no formato de lascas.

 

Você deve colocar o bacalhau para fritar junto com a cebola e o alho e azeite. Na sequência, junte os pimentões e o tomate deixando mais 10 minutos.

 

Caso a preparação seque um pouco, você pode adicionar a água. Está na hora de adicionar o orégano. Agora você já pode transferir essa preparação para cima do purê de batata, o qual já está na travessa.

 

Para fazer o creme desta receita de bacalhau divino, você deve colocar todos os ingredientes do creme no liquidificador, bater e em seguida, derramar em cima do bacalhau na travessa. Leve ao forno a preparação, o qual já deveria estar pré-aquecido, e deixe até a receita ficar dourada. O bacalhau pode ser servido com arroz e saladas.

 

 

PUBLICIDADE

Escrito por Bior Sima

Colunista de notícias atuais / recentes, bem como matérias diversas: saúde, culinária, maternas, espiritual, casa, política.