Bolsonaro e novo Ministro defendem relaxamento social

A reabertura das escolas é o foco principal

Anúncios

O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quinta (16) defendendo a reabertura das escolas, e voltar a normalidade. Em todo o país, elas foram fechadas por determinação dos governadores como medida de contenção para combater a pandemia provocada pelo novo covid-19.

De acordo com o presidente, as crianças podem voltar a sua rotina normal escolar, porque nenhuma criança menor de 10 anos veio a ter óbito pela nova doença do coronavírus. Essa declaração foi realizada no Palácio da Alvorada.

Anúncios

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, já obtém registros de duas crianças menores de 1 ano de idade que vieram a óbito, e uma morte na faixa etária entre 1 e 5 anos.

Na maioria das vezes, as crianças vem desenvolvendo uma forma leve ou assintomática da doença, o que se torna difícil de ser rastreada neste publico. Sem conseguir saber se esta infectada, elas correm o risco de transmitir a nova doença aos mais velhos. De acordo com os especialistas, eles revelaram que reabrir as escolas provocariam uma cadeia de transmissão.

Anúncios

Nas atividades escolares, os adultos estão sempre presentes, o qual também há possibilidade das crianças transmitirem umas para as outras e assim sucessivamente, podendo atingir as pessoas que se enquadram no grupo de risco.

Ainda em seu pronunciamento, Bolsonaro disse ainda que estuda e pretende enviar um projeto de lei ao Congresso que venha definir que as atividades essenciais são todas aquelas que são necessárias para levar o sustento para casa. De acordo com essa medida, o presidente visa relaxar o isolamento social, passando por cima dos governadores e prefeitos.

A idéia inicial do presidente era redigir um decreto com relação a este conteúdo, porem ele foi alertado pelos integrantes do Supremo Tribunal Federal e o Congresso que essa medida seria inconstitucional contra os brasileiros.

 

Via: oglobo.globo.com

Escrito por

V Guimarães

Colunista de todos os assuntos, como tv, famosos, culinaria, medicina, filmes, series, saude, bem-estar, lazer. Gosto de todos os assuntos