Bolsonaro participa da sua primeira reunião da Mercosul na Argentina

Primeiro encontro que o presidente realizará com a cúpula do Mercosul. Ajuntamento formado por Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (17), às 08 horas da manhã. o presidente Jair Messias Bolsonaro embarcou em um voo para Argentina, na cidade de Santa Fé, onde participará de uma reunião de chefes de estado da Mercosul, para avaliar os acordos e assina-los.

Esta é a primeira reunião que ele marca presença, das 54ª que o ajuntamento dos líderes já aconteceu. Pelos próximos seis meses, o Brasil irá assumir a um comando do rotativo do Mercosul.

PUBLICIDADE

A Venezuela que antes foi inclusa no ano de 2012 foi em 2016 suspensa por tempo indeterminado por descumprimento dos acordos do protocolo de adesão, em meio ao governo de Nicolás Maduro.

Em declaração o ministro das relações exteriores disse que a Venezuela é ´´ elefante na sala“, reportando a situação que ela se encontra com no mercado comum.

PUBLICIDADE

O presidente da Mercosul atualmente é Mauricio Macri, da Argentina.O objetivo do presidente é manter as prioridades firmadas na gestão, como por exemplo a abertura de mercados (acordos comerciais) e revisão de tarifas externas comuns.

Os ministros de relações exteriores, Casa civil, economia e gabinete da segurança institucional, o presidente do Banco Central, o embaixador do Brasil na Argentina, secretário especial de comércio exterior, deputado federal do Rio de Janeiro e a interprete Rachel Bezerra estão o acompanhando nessa viagem.

PUBLICIDADE

Para esta reunião esta em pauta o acordo que prevê o fim da cobrança de ´´roaming“ internacional. Por exemplo um brasileiro faz uma ligação para a Argentina tem cobranças adicionais, a não ser que tenha um pacote da linha telefônica.Além do fim da cobrança, esta lista contém outro tema que é a imigração. Compartilhar, caso tenha, a ficha criminal da pessoa para segurança do país.

Ainda na reunião os líderes irão assinar um acordo que em caso de um brasileiro tiver que recorrer a algum consulado Argentino irá ser recebido.

O país argentino tem representação em 168 países, Paraguai apenas 41, e por sua vez, o Brasil  tem 145 presencial e 55 à distância.

Abaixo esta a agenda do presidente, Jair Bolsonaro e seus ministros que estão acompanhando-o:

12:05 convenções de Santa fé;

12:30 assinatura do acordo e sessão plenária dos chefes de estado;

13:30 foto;

13:45 Almoço dos chefes;

15:30 retorno para o Brasil;

18:30 Chegada.

 

PUBLICIDADE

Escrito por Pedro Henrique

Amo escrever sobre todo o tipo de assunto, notícias e atualidades são minha paixão. Contato: [email protected]