Bolsonaro quis alterar bula da Cloroquina, afirma Mandetta

E nenhuma organização ou Conselho de Medicina recomendam o uso do medicamento.

Anúncios

Luiz Henrique Mandetta, ex ministro da saúde, informou que o governo de Bolsonaro pretendia alterar a bula do medicamento cloroquina, com a ideia de incluir na descrição, uma recomendação para o tratamento do novo covid-19. Mandetta informou que isso iria acontecer por meio de um decreto, onde o documento seria assinado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro.

“O presidente se cercava ou se assessorava de outros profissionais da área da saúde. Eu me recordo de quando em um final de um dia, em uma reunião do conselho ministerial, onde eles me pediram para entrar em uma sala, que nela já estavam presentes um medico anestesista e uma imunologista, que possuíam uma redação de um futuro, ou provável futuro, algo do gênero, se tratando de um decreto presidencial”…

Anúncios

“E a ideia principal daquela reunião, era a alteração da bula do medicamento (cloroquina) na própria Anvisa, inserindo na bula, a recomendação para o tratamento de coronavírus”.  Afirmação feita por Mandetta.

E disse ainda, que havia ministros e membros integrantes da AGU, inclusive o presidente da Anvisa, na reunião.  “ O próprio presidente da Anvisa se assustou com tudo aquilo, e não concordou com a direção que aquilo estava tomando. Eu também não concordei com a ideia, e simplesmente disse que não poderia participar dessa reunião, que não considerava isso serio, e que deveria ser feito no próprio Conselho Federal de Medicina”.

Anúncios

O governo federal acabou publicando um protocolo onde eles indicam o uso do medicamento, cloroquina e hidroxicloroquina, para o tratamento da doença causada pelo covid-19, antes que era só recomendado para os casos mais graves, agora inclui as pessoas que estão no estagio inicial da doença.

Sempre ressaltando esse aspecto importante, a Cloroquina não possui nenhum efeito benéfico em prol do covid-19 comprovada, e isso se aplica até a Organização Mundial de Saúde. O que se sabe é que este medicamento na verdade possui graves efeitos colaterais.

 

Via: noticias.uol.com.br

Escrito por

V Guimarães

Colunista de todos os assuntos, como tv, famosos, culinaria, medicina, filmes, series, saude, bem-estar, lazer. Gosto de todos os assuntos