Com confirmação do TSE, Luis Inácio é eleito 39° presidente do Brasil

Lula venceu com vantagem apertada.

Anúncios

Segundo informações oficializadas pelo TSE, chegou ao fim a apuração das urnas pelo país e Lula foi eleito o 39° presidente do Brasil. Aos 77 anos, Lula volta ao cargo pela terceira vez em sua carreira política.

Ao fim das apurações das urnas, Lula fechou a porcentagem com 50,83% das urnas, enquanto o candidato a reeleição, Jair Bolsonaro, teve 49,17%. A confirmação da vitória de Lula foi feita exatamente as 19h57, com 98,81% das urnas apuradas.

Anúncios

Após a confirmação da vitória, Lula foi para a avenida paulista onde se encontrou com membros da campanha e eleitores. A vantagem apertada foi a de menor diferença desde 1989 no país.

A decisão confirma o retorno do Partido dos Trabalhadores ao poder depois de 6 anos. Antes, Dilma foi presidente até 2016, quando sofreu impeachment. Os dois anos restantes de mandato foram conduzidos por Michel Temer, enquanto Jair Bolsonaro foi eleito em 2018.

Anúncios

Lula foi fundador do Partido dos Trabalhadores, antes disso teve carreira como líder sindical e torneiro mecânico. Desde que ingressou na vida política, Lula manteve uma figura muito forte e de grande identificação com a população.

Com a decisão, Jair Bolsonaro continua presidente até o fim do ano e, em janeiro, transfere o cargo à Luis Inácio. A eleição foi marcada por grande polarização nacional e episódios de violência com motivação política por todo o Brasil.

Nenhum dos candidatos fez nenhuma declaração oficial após o anúncio do resultado.

Via: tse.jus.br

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.