Conheça 6 sinais que identificam que você está vivendo um relacionamento abusivo

Muitas das vezes achamos que tudo em um relacionamento é normal, e por isso deixamos passar despercebidos certas situações que podem prejudicar muito você, confira

PUBLICIDADE

Nos dias de hoje facilmente percebemos uma relação abusiva, onde a mulher é submetida aos caprichos do companheiro que a trata como se ela fosse um objeto de propriedade dele.

E mesmo passando por situações como essa, a pessoa que está nesse tipo de relação não consegue ver o que realmente está acontecendo, mesmo que você esteja apenas namorando, ou até mesmo casado.

PUBLICIDADE

Não importa o tipo de relação em que você esteja, o parceiro acaba passando dos limites em estipular regras e impor que a pessoa que está ao seu lado possa ser manipulada facilmente.

Se você tem acesso a Netflix, com certeza já tenha assistido a serie You, que retrata muito bem os sinais de um relacionamento abusivo e manipulador.

PUBLICIDADE

Beck (Elizabeth Lail) é uma linda jovem que é atormentada e perseguida pelo seu namorado Joe (Penn Badgley). Como na realidade, Beck não consegue perceber as verdadeiras intenções do seu namorado.

Que apesar da maneira de agir, possivelmente mostra amar ela, é possível que essa atitude não ver chegar a nível de psicopatia, como é o caso de Joe na série.

PUBLICIDADE

Mas essa situação desse sentimento de posse em um relacionamento é muito mais comum do que podemos acreditar, como no caso da vizinha de Joe, Claudia (Victoria Cartagena) é a real situação que muitas mulheres tem passado na atualidade.

Agora iremos te mostrar até onde pode ser aturado esse tipo de situação, para que você possa entender se você está em uma relação desse modo.

 

1- A pessoa te vigia com frequência?

Em alguns casos o parceiro consegue te controlar de diferentes maneiras, apenas só por achar que você esconde algo dele, ou apenas por ele sentir muito ciumes de você.

O relacionamento abusivo começa quando o parceiro começa a vasculhar seu celular em busca de mensagens, sendo nas redes sociais ou até mesmo aplicativos pra esses fins.

Se você tiver que ceder todas as suas senhas das redes sociais para que seu parceiro possa entrar a hora que desejar, isso também é sinal de uma relacionamento controlador e abusivo.`

È comum que na relação seja apimentada com uma pequena dose de ciúmes, mas quando ele vem exageradamente é sinal de que algo não está certo no seu relacionamento.

Um outro sinal de relacionamento abusivo, é aquele momento em que o parceiro fica tentando tirar a sua concentração enquanto você está na companhia de outras pessoas.

Essa situação pode ocorrer quando vocês estiverem em um local na presença de outras pessoas, ou até mesmo quando você está longe e o parceiro começa a ligar constantemente para saber onde você está e o que você está fazendo.

É preciso que você saiba diferenciar as situações, pois sentir saudade de alguém é muito diferente de controlar. Quando você sente saudades da pessoa é normal que o parceiro queira surpreender com uma mensagem.

Ou até mesmo ligar para saber se está tudo bem, e como foi o passeio ou viagem que o levou a ficar por um tempo longe, Agora controlar é proibir que seu parceiro tenha uma vida de liberdade pessoal.

Os relacionamento só podem dar certo de forma saudável se forem construído na base de confiança, do companheirismo, do respeito e também da amizade entre as duas pessoas.

Se o seu parceiro vive te intimidando para que você relate tudo o que você faz durante o seu dia, ou até mesmo quando está longe, fique atento pois você pode está em um relacionamento abusivo.

 

2- Seu parceiro tenta te desvalorizar?

Existe dua opções que são muito importante para haver a desvalorização de seu parceiro com você, ele pode tentar deixar você constrangida em publico.

Isso ocorre quando seu parceiro começa a fazer piadas de você diante de outras pessoas, cria situações que te deixam de saia justa, ou simplesmente começa a relatar situações que ocorrem entre você para que todos saibam.

Ou seu parceiro pode tentar minimizar a sua auto estima, ele começa a querer decidir tudo para você, ele faz você pensar que se não fosse por ele você não seria nada hoje.

E as vezes você fica em duvida, mas ele acaba fazendo com que você acredite que o seu relacionamento é a melhor alternativa para acabar com as suas dificuldades.

Relacionamento abusivo é quando seu parceiro precisa te diminuir, te desvalorizar, ou ter o total comando sobre as suas ações, e desse modo ele consegue se sentir melhor.

Existe nível de relacionamento assim, que o parceiro precisa recorrer a ajuda psicológica, infelizmente você não conseguirá mudá-lo, e mesmo que você tente, em algumas situações não é aconselhável, pois pode ocorrer de você se machucar.

 

3- A pessoa tenta interferir em hábitos que você já está acostumado a seguir ?

Uma situação bem comum é quando o parceiro começa a interferir no seu modo de se vestir, o parceiro começa a querer escolher as roupas e acessórios que você irá usar, isso pode incluir também as maquiagens e o seu cabelo.

È sempre bom ficar atento, pois esses são os primeiros sinais de abuso em uma relação, as vezes pode até ser confundido com o fato da pessoa está apenas querendo te ajudar.

Mas possui uma diferença, pois se você já estiver vestida da maneira que escolheu e acabar achando que não está bom e o parceiro der uma dica, ai sim é sinal de que ele realmente só quer te ajudar.

Se você concorda que a maneira em que você te traz felicidade, mas seu parceiro tentar fazer mudanças que você não aceita, essa situação já ultrapassou o nível de abuso.

Um outro fato muito comum em uma relação abusiva é quando você é submetido a afastar-se de pessoas da sua família e de amigos mais próximos a você.

Com essa ação a pessoa dar a entender que não suporta que você fique de intimidade de outras pessoas, principalmente com pessoas que ele não possui afeto.

 

Principalmente quando ele começa a falar mal das pessoas que você gosta, tentando evitar que você encontre com eles, claramente você está em um relacionamento abusivo, as pessoas precisam de liberdade individual, independente de qualquer coisa.

 

4- Seu parceiro se importa apenas com ele mesmo?

Sabe aquele momento em que você começa a desabafar, e o seu parceiro começa a desviar do assunto voltando a ele, pois é fique atento, pois isso é um sinal que algo não está legal na relação.

È importante sabe distinguir as coisas, ajudar é totalmente diferente de pegar o problema para si. È normal que no relacionamento os parceiros se ajudem, mas existe um certa medida para isso.

Quando você está em uma relação é natural que surja um pouco de reclamação sobre o dia cansativo, ou até mesmo de aborrecimentos diários, é normal, a vida não é fácil mesmo.

È natural que tenhamos a vontade de desabafar com o nosso parceiro, mas é importante em que ele também queira ouvir e esteja disposto a fazer o mesmo com você.

se o seu parceiro está ao seu lado, mas não tem tempo para te ouvir, não quer fazer nem um esforço para te ajudar, e não te orienta a melhorar, como que essa relação pode te fazer bem?, como essa relação pode dar certo?

 

5- Seu parceiro não respeita o que você sente ou faz joguinhos emocionais?

Se o seu parceiro te diminui em suas bem feitorias,e quando você chega eufórica contando sobre uma boa noticia que ocorreu com você e ele simplesmente diz que nem foi nada demais, e sempre arruma uma maneira de colocar defeitos em situações que você considera perfeita, é bom ficar atento.

Ele é um tipo de pessoa que fica feliz em deixar você mal, desmerecendo um feito que foi bom para você, uma pessoa abusiva, sempre tenta fazer você se sentir mal, com situações que não favoreça ele, apenas você.

È um sinal claro de abuso, quando seu parceiro faz chantagens emocionais tentando fazer você se sentir responsável por problemas que na verdade você não tem nada a ver.

Se ele tem culpa de muitas coisas erradas que tem acontecido no relacionamento de vocês, quando acontece algo e vocês se desentendem e ele sempre culpa você por tudo, e em todas as brigas ele sempre se faz de santo?

Fique atento pois ele possui claros sinais de ser abusivo, principalmente quando ele te proibi de sexo, de ter intimidade, ou faz joguinho para conseguir que as coisas fiquem da maneira que ela quer.

 

6- Alega o seu comportamento abusivo com a utilização de drogas?

Se seu companheiro sempre é abusivo, e justifica a situação alegando que estava bêbado, ou teria usado drogas?, é importante que você não acate essa situação.

Pois se realmente a possui possui algum tipo de vicio é extremante importante que ele vá atrás de ajuda profissional. Fora que se uma pessoa é maior de idade, ele acaba se tornando responsável pelos seus atos.

Se você precisar de ajuda, tente procurar pessoas que estão por fora da situação que você vive, converse com uma pessoa que seje confiável.

Não tente ser a pessoa que tenta resolver tudo sozinha, e nem muito menos os problemas do seu parceiro, na relação os problemas precisam ser enfrentados juntos.

Fique atento as falsas promessas, pois o abusador faz as coisas e depois para se redimir promete não fazer mais com vários pedidos de desculpas, o que pode acabar confundindo a sua cabeça.

PUBLICIDADE

Escrito por Margareth Santos

Gosto de dedicar uma parte do meu tempo levando noticias e informações através de matérias relacionadas a tudo, inclusive de saúde, culinária, famosos e do mundo da maternidade.