Anúncios
Quantas vezes você já ouviu falarem coisas banais sobre depressão, uma doença que para muitos não passa de uma “bobagem”, “frescura”, uma coisa boba de pessoas que não têm nada para fazer. Muitos julgam a depressão sem entender, “aconselham” aquele que sofre de depressão a ocupar a cabeça, concentrar em coisas boas para não pensar besteira.
Dizem que a depressão é uma desculpa, um termo usado por quem sofre com a doença, julgam que a pessoa só faz reclamações e usa a depressão para que outros sintam pena. Uma pessoa depressiva, chora e se entristece, por vezes seu choro causa incômodos naqueles que não compreender as dores, os medos e o receio de expressar sentimentos que cada lágrima representa.
Anúncios
Apenas quem sofre ou já sofreu com depressão, consegue entender a luta árdua, constante contra a dor, o pesa da angústia, que leva a pessoa a uma necessidade profunda de se refugiar em um sono, o qual dizem ser preguiça, desculpa, no entanto, é uma fuga para as dores, uma maneira de tentar fazer com que o tempo passe rápido, uma batalha cansativa diária, de enfrentar o próprio “eu” dilacerado, e, tentar juntar cada pedacinho novamente.
Não é fácil entender a vida de uma pessoa depressiva, não é fácil enxergar o quanto ela luta para sair dessa situação de sofrimento, como se libertar de uma prisão, onde você é prisioneiro do medo, de mágoas, fracassos e angústias. Pessoas não entendem que uma pessoa depressiva, sofre, não consegue encontrar graça em nada, sem que isso seja relacionado a antipatia.
Anúncios
Ninguém consegue entender a força enorme que puxa a pessoa a se refugiar em uma cama, essa energia é maior do que a energia que encoraja para que se levante, enfrente o mundo e se permita conhecer pessoas. A depressão limita as forças humanas, impedindo a pessoa de falar, dizer um simples “oi” ou até mesmo de se arrumar.
Muitos se olham no espelho e não sentem prazer em se olhar, o pijama velho, rasgado, o cabelo bagunçado já não incomodam, suas dores internas e profundas, são rasgos maiores na alma. A depressão nem de longe é uma fraqueza, mas sim, uma luta!
Seria bem mais fácil se realmente a depressão fosse uma frescura, uma tempestade que vai passar, quem dera fosse só preguiça, algo que bastasse desejar ou querer para conseguir mudar. Pessoas não entendem, que alguém com depressão já não possui sua autoestima, não se sente feliz, tudo foi tomado por um vazio imenso. Não conseguem ver, a dificuldade diária de uma pessoa depressiva, batalhando sem sucesso para virar a página, não é falta de vontade, mas, uma impotência que sufoca.
Para aliviar essa dor, esse sufocamento e angústia, pessoas sofrem em silêncio, choram sozinhas trancadas em um quarto escuro, ou no banheiro, para que ninguém perceba suas lágrimas. Jamais diga que a depressão e falta de fé, de acreditar em Deus, pois, depressão não é um ponto de religiosidade e não tem nada haver com isso! Depressão está ligada a conflitos pessoais, internos, que normalmente lançam a pessoa em um abismo.
Depressão está longe de ser uma fraqueza! É como estar em um barco em alto mar, você está remando contra a maré que insiste em te levar, você luta com toda força, mas é vencido pelo cansaço. Entenda uma coisa, depressão não é frescura, depressão mata!
Muito se fala em empatia, mas pouco se vê a prática. As pessoas querem e precisam falar sobre suas dores, precisam ser ouvidas, no entanto, diante de um cenário comum de julgamentos, conceitos errados, elas preferem guardar tudo, carregar sozinhas se calando, ainda que isso pareça ser antipático. É mais fácil se esconder atrás de um sorriso amarelo, dizer que está tudo bem e depois se sucumbir em lágrimas, do que se abrir e receber uma resposta desagradável, não encontrar apoio ou uma palavra de força.
Pessoas estão aprisionadas em um egoísmo sem fim, não estão abertas e tão pouco sensíveis para conseguir ver um olhar que grita por socorro, uma voz abafada por um nó na garganta, chamado medo… Medo de ser incompreendido e julgado.
A depressão não é frescura, não é bobagem, a depressão mata! Não é fácil se libertar dessa doença, para sair desse fundo do poço, é essencial contar com o apoio, a ajuda, o acolhimento, a compreensão e a empatia de todos. É uma luta, e como toda batalha, é cansativa, mas para vencer as armas mais potentes, são amor e paciência. Não julgue uma pessoa que sofra de depressão, estenda suas mãos e ofereça ajuda!
Via: osegredo.com.br