Anúncios
Congresso mudou diversas leis de trânsito e agora foi para o presidente Jair Bolsonaro para ser sancionado, entre a alteração de 20 para 40 pontos na suspensão da CNH, o documento terá validade para 10 anos.
O Presidente apresentou essa mudança no ano passado, desde então houve várias mudanças no texto e terá validade daqui a seis meses.
Anúncios
O projeto foi criticado pela entidade de segurança, apesar disso o congresso manteve o propósito de aumentar os números de pontos da CNH e também o transporte para crianças.
Hoje a carteira vale 5 anos e como foi aprovado valerá 10 anos para quem tem até 50 anos de idade, hoje com 20 pontos a CNH é suspensa, após a aprovação pelo congresso a CNH terá três níveis de pontuação.
Anúncios
Ela será suspensa com 20 pontos se o condutor cometer 2 ou mais infrações gravíssimas, 30 pontos se atingir uma infração gravíssima e 40 pontos se não houver infrações gravíssimas.
Hoje não há regulamentação para o trânsito de motos no corredor, no texto aprovado a motocicleta não pode transitar no corredor quando o tráfico estiver parado, eles devem passar pelas duas faixas do meio.
Hoje a viseira do capacete deve ficar baixa sobre pena de multa e infração gravíssima, como foi aprovado pelo congresso, o capacete sem a viseira se torna infração média.
Hoje não é permitido levar crianças menor de 7 anos na garupa da moto, no projeto novo a regra aumentou a idade para 10 anos, hoje o candidato da CNH deve realizar pelo menos uma aula noturna, segundo foi aprovado não há mais essa obrigatoriedade de aula noturna.
Hoje andar com veículo sem documentação e com placa fora de padrão é infração leve e perde três pontos na carteira.
Segundo foi aprovado, rodar sem documento e sem a placa dentro dos padrões pode ser punido apenas com multa, sem perder pontos na carteira.
Via: g1.globo.com