Anúncios
A enfermeira Monaliza Oliveira ganhou destaque através da sua atuação no combate ao novo coronavírus nessa pandemia. E mesmo tendo dificuldades de acesso em certas áreas, que são rurais do município de Boa Vista do Tupim, isso não a impede que seu serviço chegue até essas famílias.
Se não conseguir se locomover de carro, ela vai até de jegue, na Chapada Diamantina. Monaliza atua em uma sede que seria o Posto de Saúde da Família, que engloba também o assentamento comunidade das Trezentas e Aliança, que são comunidades que ficam localizadas na área rural da Bahia.
Anúncios
Embora o transporte seja fornecido pela prefeitura da cidade para chegar ate esses locais, a enfermeira tem a preferência por utilizar um jegue ou então uma moto, mesmo sendo de um dos funcionários do posto, para conseguir desviar com facilidade do acesso restrito e as condições que a pista se encontra, mesmo durante o período chuvoso.
“A prefeitura realiza o fornecimento do meio de transporte para que nós possamos nos deslocar nessas localidades, mas todavia tem sítios, casas e fazendas que são um pouco mais distantes, e o acesso à eles se torna um pouco mais restrito, principalmente porque estamos em uma época chuvosa, e as estradas acabam ficando mais complicadas”, disse Monaliza.
Anúncios
“E para poder agilizar o acesso de uma forma mais dinâmica para conseguir prestar atendimento à todos, nos acabamos utilizando as motos, as vezes vamos a pé, e as vezes vamos de jegue. Mas sempre vamos, e é assim que funciona”.
Esta é uma forma de ajudar as famílias a se prevenirem da doença, já que o acesso à informação também se torne algo bem complicado. Antes que cheguem pessoas doentes no posto, a ideia é que não se infectem, e é por isso que a assistência a domicilio se torna bastante necessária.
Via: g1.globo.com