Epidemiologista que alertava sobre perigos do Covid-19 perde pai que ‘preferia acreditar no WhatsApp’

Maria Cristina Willemann relatou sua dor com a morte do pai de 65 anos

Anúncios

go quandLoo os primeiros casos de Covid-19 sugiram e foram confirmados no país, ao final do mês de fevereiro de 2020, a enfermeira e epidemiologista Maria Cristina Willemann, vinha alertando as pessoas em Santa Catarina a respeito da importância de que as medidas para evitar a propagação do vírus fossem tomadas.

Maria Cristina, que tem mestrado e experiência em epidemiologia, tem sido ao longo dos meses entrevistada por vários veículos de comunicação desde o início da pandemia no Brasil a respeito de sua especialidade, por ser de uma área que estuda o processo de doenças em populações, além de criar estratégias para conseguir controla-las.

Anúncios

No dia 10 de agosto, Maria Cristina havia feito um alerta em relação ao avanço do Covid-19 por Santana Catarina, em uma reportagem que foi ao ar pelo Jornal Hoje, pela Rede Globo. Ela alertou a respeito do crescimento da pandemia no estado, alertando as pessoas pedindo que não frequentassem locais que não estivessem adequados, ou que contassem com qualquer tipo de aglomeração.

Logo no dia seguinte do alerta que foi dado no telejornal da Globo, a enfermeira no entanto viveu as consequências da doença bem de perto, em sua família. Isso por que seu pai, o aposentado César Willemann, de 65 anos de idade, foi internado em estado grave com a doença. Dias após ter sido internando, ele não resistiu as complicações e acabou vindo a falecer.

Anúncios

De acordo com Maria Cristina, a situação vivida pelo seu pai mostra os riscos da falta de prevenção. Isso por que mesmo com as orientações que foram dadas pela filha, o aposentado acabou contraindo a doença, por não ter seguido as medidas de proteção necessária. Ela relatou ainda que nem mesmo conseguia convencer seu próprio pai a seguir as orientações, e que tudo isso tem sido frustrante.  De acordo com ela, mensagens compartilhadas de forma massiva no WhatsApp podem ter feito com que seu pai duvidasse dos riscos do Covid-19.

 

Via: g1.globo.com

Escrito por

Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.