Estudo mostra novo risco de epidemia; vírus da zika sofre mutação e nova linhagem circula no Brasil

Cientistas detectaram, em 2019, sequências genéticas de uma linhagem africana do vírus.

Anúncios

Zica vírus sofreu mutação.

O vírus foi detectado pelos cientistas que houve mutação e pode gerar uma grande epidemia. Esta nova linhagem do patógeno vem de origem africana e como muitos brasileiros não possuem conhecimento desta doença não há anticorpos para combatê-la.

Anúncios

Este novo tipo de zika vírus já circula no país e dados feitos por pesquisadores do (Cidacs) Fiocruz Bahia, através de um mecanismo que busca alterações nas sequências genéticas do vírus foi detectado esta alteração. O novo patógeno africano com grande potencial de gerar outra pandemia no país.

Artur Queiroz e um dos pesquisadores desta instituição e relatou que este vírus já circulou no Brasil no fim do ano passado para início de 2020, neste ano já foi contabilizado alguns casos de zika é com isso hospitais já ficaram em alerta para reorganizar ala médicas para possível nova pandemia.

Anúncios

Foi encontrado o novo vírus em dois estados distantes, um deles e o Rio Grande Do Sul e o outro no Rio De Janeiro. Os hospedeiros foram inéditos um deles e primo de espécie o “Aedes Albopictus” e pela primeira vez em um macaco.

Continue lendo a matéria

Escrito por

Melissa Lopes

Trazendo "De tudo um pouco" por aqui. Relacionamento, curiosidades, notícias, receitinhas que amamos! Seja bem vindo!