Atualmente, existem alguns estudos que apontam que pacientes recuperados da Covid-19 podem apresentar dores persistentes mesmo depois de estarem livres da doença. De acordo com o publicado pelo G1, essas dores podem ser nos músculos e nas articulações e estão presentes especialmente naqueles que passaram mais tempo infectados pela doença.
Além disso, é possível ressaltar que um estudo feito nos Estados Unidos, em parceria com o México e a Suécia, chegou a revelar que 1 entre cada 5 pacientes da doença respiratória possui dores nas articulações e 1 entre cada 10 pode apresentar dores musculares. O levantamento em questão foi feito com base na análise de 48 mil casos.
Esse, entretanto, não é o único estudo do tipo. De encontro a isso, se mostra válido ressaltar que pesquisadores de Cingapura chegaram a coletar dados de 294 pacientes hospitalizados com Covid-19. A partir dos dados em questão, eles puderam concluir que algumas manifestações musculoesqueléticas estavam presentes em 50% dos pacientes.
Também se mostra válido destacar que muitas pessoas recuperadas da Covid-19 chegaram a relatar que sentem dores nas costas e também nos ombros, sendo essas duas as mais comuns. Entretanto, os problemas de natureza muscular e articulatória podem existir em quaisquer partes do corpo e levar algum tempo para surgir.
Até o presente momento, ainda não se sabe o que causa essas dores. Doenças como a Covid-19 podem causa-las devido a alguns processos inflamatórios, mas ainda existem outros fatores a ser considerados.
Via: g1.globo.com