Estudos prova que o mau cheiro e o gosto ruim da água da Cedae, foi causado por presença de esgoto na água

Estudos comprova que a água do Rio de Janeiro estava contaminada com esgoto.

Anúncios

Faz muito tempo que o Rio de Janeiro estava sofrendo com a água da Cedae, entretanto o que a população não podia imaginar que essa água estava contaminada com esgotos doméstico, vale lembrar que a indústria de água do guandu, abastece cerca de 70% da Região Metropolitana.

Como foi descoberto? Bom, os pesquisadores da UFRJ fez uma análise da água, e acabou chegando à conclusão que o gosto ruim e o cheiro forte que tinha na água da Cedae que foi sentidos pela população do Rio de Janeiro.

Anúncios

Vale lembrar que os cidadãos do Rio, vem sofrendo desde o começo do ano, e hoje, nesta sexta-feira, foi descoberto que a culpa do gosto ruim não é por causa da geosmina, como a Cedae estava afirmando.

Os pesquisadores fizeram diversos análises e a pesquisa acabou durando três meses pelo Instituto de Microbiologia da UFRJ.

Anúncios

O laudo do estudo confirma que existe alta abundância de bactérias de origem fecal e bactérias degradadoras de compostos aromático sugerem contaminação por esgoto doméstico e industrial.

O pior é que as bactérias que foram encontradas, estão presente em número de até mil vezes maior que o tolerado, acredita?

Vale citar que também foi encontrado bactérias entéricas de muitos gêneros que indica que a água estava contaminada com fezes humanas.

Ao olhar o documento, podemos ver que ele chama bastante atenção por confirmar presença de microrganismo patogênicos e tóxicos na água bruta e também no manancial, esse é um alerta para que tenha um monitoramento no tratamento dessas águas.

O estudo foi elaborado pelo professor Fabiano Thompson, que fez análise do material genético encontrado nas águas e ele fez a realização do sequenciamento do DNA das amostras.

Segundo o professor, esses organismos aponta como sendo geosmina e que se trata de uma substância de estrutura muito similar com Geosmina, para quem não sabe, essa substância é composto orgânico produzido por vários micro-organismo. Vale lembrar que a bacia do Rio Guandu por 123 rios, faz abastecimento em 8 municípios, e é utilizada por nove milhões de pessoas.

Via: oglobo.globo.com

Escrito por

Ana Carolina

Redatora há 2 anos, escrevo sobre o mundo dos famosos, curiosidades, relacionamentos e sempre vou em busca de me manter atualizada, para levar o melhor conteúdo aos meus leitores.