Foram suspensos os descontos em mensalidades nas Universidades do Rio

Cerca de 42% dos alunos pensam em desistência.

Anúncios

A Justiça do estado do Rio de Janeiro, optou pela suspensão da lei estadual, cuja permitia que houvesse o desconto de 30% nas mensalidades das universidades e faculdades particulares do estado. Essa liminar provisória acabou sendo divulgada na noite de ontem através da juíza Regina Chuquer.

E de acordo com a justificativa de sua tomada de decisão, cujo atende ao pedido do (Sineperj), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, a juíza mencionou que há uma certa imcompatibilidade material e formal com diversas normas constitucionais.

Anúncios

A lei que permitia aplicar o desconto nas mensalidades teria sido sancionada pelo governador do estado, Wilson Witzel, no dia 4 de junho, e se aplicava para os valores que fossem excedentes à R$350. Esta medida seria uma forma de compensar a ausência das aulas que são presenciais durante este período da pandemia.

Quase a metade dos estudantes matriculados na rede de ensino superior particular querem desistir de continuar o curso, e a outra metade pretende seguir. E o principal motivo da desistência dos alunos, é não conseguir pagar o valor das mensalidades, tanto pelo emprego que tenha sido afetado pela pandemia, quanto aos pais ou responsáveis que não irão conseguir arcar com os custos.

Anúncios

Milhões de pessoas estão sendo afetadas por essa nova crise. Muitos tiveram seus contratos suspensos, jornada de trabalho reduzida, juntamente com o salário, e muitas pessoas encontram-se desempregadas.

Cerca de 42% dos alunos cogitam seguir com a desistência do curso. Muitas das vezes, eles mal conseguem acompanhar o andamento das aulas online, por causa de suas condições. A dificuldade esta presente em milhares de casas do território nacional.

E como as aulas não estão sendo da mesma forma, cujo era a presencial, a redução do valor ajudaria muita gente. Pessoas fazem apelo através das redes sociais para que as coisas melhorem em todos os cenários que o país se encontra.

 

Via: educacao.uol.com.br

Escrito por

V Guimarães

Colunista de todos os assuntos, como tv, famosos, culinaria, medicina, filmes, series, saude, bem-estar, lazer. Gosto de todos os assuntos