De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos a Ford anunciou nesta segunda-feira (11) o fechamento da planta em Taubaté e encerramento de toda produção de veículos no Brasil, a decisão ocasionará em mais de 800 demissões de funcionários nas linhas de produção.
As fábricas em Taubaté, Camaçari na Bahia e em Horizonte no Ceará, serão mantidas apenas como centro de desenvolvimento e todos os produtos serão importados.
A montadora enfrentou dificuldades em Taubaté durante a pandemia, adotaram medidas paralisando a produção, diminuindo jornadas de trabalho e também de salários para não haver demissões, mas agora o Sindicato dos Metalúrgicos informou que depois de uma assembleia realizada entre os responsáveis pela empresa, foi decidido que ela será fechada e mantida como campo de prova.
No Brasil será mantido apenas centro de desenvolvimento dos produtos, a sede Regional estará em São Paulo, mas todos os produtos serão importados.
Segundo a companhia três linhas de produções serão encerradas devido a pandemia da covid-19, isso porque durante todo o período as vendas tiveram baixas significativas.
Mas a produção de peças continuará por algum tempo, com isso a operação brasileira ficará restrita somente a importação de modelos.
As fábricas na Argentina e no Uruguai serão mantidas, o presidente da Ford disse que a empresa está no sul e no Brasil há mais de 100 anos, por isso essa ação se torna muito mais difícil.
Com as demissões, mais de 5 mil funcionários serão impactados com o fechamento da Ford.
Via: g1.globo.com