Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil e fechamento de fábricas que impactará mais de 5 mil funcionários

A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) o fechamento imediato da planta em Taubaté e o encerramento da produção no Brasil. A decisão implica na demissão de 830 funcionários na produção de motores e transmissões na cidade, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos.

Anúncios

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos a Ford anunciou nesta segunda-feira (11) o fechamento da planta em Taubaté e encerramento de toda produção de veículos no Brasil, a decisão ocasionará em mais de 800 demissões de funcionários nas linhas de produção.

As fábricas em Taubaté, Camaçari na Bahia e em Horizonte no Ceará, serão mantidas apenas como centro de desenvolvimento e todos os produtos serão importados.

Anúncios

A montadora enfrentou dificuldades em Taubaté durante a pandemia, adotaram medidas paralisando a produção, diminuindo jornadas de trabalho e também de salários para não haver demissões, mas agora o Sindicato dos Metalúrgicos informou que depois de uma assembleia realizada entre os responsáveis pela empresa, foi decidido que ela será fechada e mantida como campo de prova.

No Brasil será mantido apenas centro de desenvolvimento dos produtos, a sede Regional estará em São Paulo, mas todos os produtos serão importados.

Anúncios

Segundo a companhia três linhas de produções serão encerradas devido a pandemia da covid-19, isso porque durante todo o período as vendas tiveram baixas significativas.

Mas a produção de peças continuará por algum tempo, com isso a operação brasileira ficará restrita somente a importação de modelos.

As fábricas na Argentina e no Uruguai serão mantidas, o presidente da Ford disse que a empresa está no sul e no Brasil há mais de 100 anos, por isso essa ação se torna muito mais difícil.

Com as demissões, mais de 5 mil funcionários serão impactados com o fechamento da Ford.

 

 

Via: g1.globo.com

Escrito por

Cláudia LM

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.