Um garotinho de apenas 2 anos de idade passou a enfrentar sérios problemas de saúde por causa do que os médicos que o atenderam chamaram de uma “overdose” de leite de vaca.
Os pais de Johnny Donovan notaram que o filho não estava bem e buscaram por ajuda médica, após uma bateria de exames o menino foi diagnosticado com um caso grave de anemia de ferro e sopro no coração.
Tais condições teriam se desenvolvido devido a enorme quantidade de leite de vaca que Johnny ingeria todos os dias, muito além do que é recomendado para a idade dele.
Laura Donavan, mãe do menino, contou que Johnny bebia diariamente entre 900 ml e 1,2 litros de leite, o menino teria começado a tomar leite de vaca depois de completar um ano de vida.
Quando completou dois anos, Johnny passou a apresentar sinais de cansaço, agitação, mau humor, palidez e ataques de raiva, comportamento bem diferente das crianças da mesma idade.
“Ele estava sempre de mau humor. Nunca parecia bem descansado e tinha colapsos quase constantes”, afirmou Laura.
Inicialmente os médicos cogitaram a possibilidade de o garoto ter leucemia, contudo, descobriram que a causa da anemia severa por deficiência de ferro se desenvolveu por causa da alta ingestão de leite.
Ainda de acordo com os médicos, o excesso de cálcio que está presente no leite de vaca impede que o organismo absorva a quantidade de ferro necessária para manter a saúde em equilíbrio.
Neste caso o organismo não tem a capacidade de produzir hemoglobina e os glóbulos vermelhos passam a falhar e não conseguem transportar o oxigênio necessário para as células do corpo.
Após iniciar o tratamento o garoto se recuperou da anemia e do sopro do coração em pouco mais de um mês, ele passou a ter uma dieta com suplementos dietéticos contínuos e de transfusões de sangue.
Via: metropoles.com