Governo Bolsonaro terá de se explicar na ONU por vídeo divulgado e sua resposta à pandemia

O governo brasileiro não tem o direito de usar a covid-19 como uma cortina de fumaça para ampliar o desmatamento.

Anúncios

O governo do Presidente da República, Jair Bolsonaro, não possui  o direito de utilizarem a doença do coronavírus como uma cortina de fumaça, que mascara o desmatamento e a sua ampliação desenfreada.

Este alerta esta sendo emitido e lançado pelo Baskut Tuncak, cujo é relator especial das Nações Unidas. A pauta abordada por ele, é sobre as implicações para os Direitos Humanos da Gestão e Disposição Ambientalmente Adequada de Resíduos e Substâncias Tóxicas.

Anúncios

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sugeriu em uma reunião do governo que aconteceu no dia 22 de abril, cujo teve a divulgação do vídeo, que a administração federal se aproveitasse desta pandemia, para que pudessem “mascarar” a situação nos termos de desregulamentação ambiental. O vídeo desta reunião apenas foi publicado após ter consentimento judicial e o impacto que trouxe foi maior do que o esperado.

Os assuntos discutidos, principalmente com a discrepância dos ministros e do próprio presidente na abordagem das situações que estamos vivenciando em território nacional, agora irá ganhar os fóruns internacionais, e agora o governo devera explicar as suas ações em uma reunião com a ONU, no mês de setembro.

Anúncios

“ O governo jamais deve se aproveitar de uma situação tão trágica, como a covid-19, como uma cortina para poder minar a proteção do meio ambiente, saude publica e dos trabalhadores”.

Tuncak, esteve no Brasil no final do ano passado, mas precisamente em dezembro, em uma missão para investigar a situação do país.

De acordo com o calendário da ONU, o relatório será apresentado em setembro, diante ao Conselho de Direitos Humanos. Mas, neste cenário que a crise que o covid-19 trouxe e seu respectivo impacto no governo, Tuncak decidiu incluir o comportamento do mesmo em sua apresentação do exame.

Toda a abordagem que Bolsonaro tem feito para com o seu país não tem sido satisfatório nem para outros países. Suas medidas adotadas tem sido alvo da mídia internacional.

 

Via: noticias.uol.com.br

Escrito por

V Guimarães

Colunista de todos os assuntos, como tv, famosos, culinaria, medicina, filmes, series, saude, bem-estar, lazer. Gosto de todos os assuntos