Governo lança novo modelo de carteira de identidade que engloba função de passaporte

Anúncios

Na última quarta-feira (23) o governo brasileiro anunciou a implementação de um novo modelo de carteira de identidade, ela contara com um único número que servirá para identificação em todo o pais, esta será gratuita e não contará com o número de RG.

O presidente da república publicou no Diário Oficial da União, hoje (24) o decreto que começará a valer na próxima semana, os órgãos de emissão do documento continuam sendo os mesmos e esses terão até 2023 para fazerem a mudança.

Anúncios

Segundo o governo brasileiro a atual carteira de identidade não é muito eficiente por dar margem a fraudes já que o cidadão durante a  vida tem 27 documentos com números diferentes, agora será unificado e em caso de reemissão mesmo que em outro estado ainda contará como segunda via e não mudará o número de identificação do sujeito.

Agora além da identidade física a pessoa ainda terá acesso ao formato digital do documento que terá um QR Code para validação mesmo que sem acesso à internet, o documento ainda servirá para viagens internacionais já que terá o código necessário utilizado em passaporte.

Anúncios

Os documentos antigos terão a validade de mais 10 anos até que todos possam ter acesso ao novo modelo, e a partir dai para crianças de 0 a 11 anos a validade da nova carteira será de 5 anos, entre 12 e 59 anos a validade será de 10 anos e a partir dos 60 será por tempo indeterminado.

 

Via: revistacrescer.globo.com

Escrito por

JULIA CAROLINA

Gosto sempre de trazer novidades e curiosidades para manter o publico informado no dia dia, sigo a linha de noticias infantis e voltadas ao publico materno, alem de receitas e remédios caseiros.