Idosa aprende a ler com ajuda do neto e publica livro

Livro publicado por idosa repercutiu nas redes sociais

Anúncios

 

Maria das Mercês Silva, aos 70 anos de idade tomou uma decisão que mudaria sua vida. Com ajuda de seu neto, a idosa se matriculou em uma escola, após cerca de seis décadas de analfabetismo. O que impulsionou essa escolha foi o neto de Maria que precisava de ajuda em uma lição de casa, por isso a avó decidiu aprender a ler e escrever.

Anúncios

Maria sempre foi muito presente na vida do neto, assumindo o papel de mãe na vida de Felipe dos Santos.
Ao entrar na escola o menino encontrou uma grande dificuldade para resolver os trabalhos e deveres de casa, e por isso pedia a ajuda da avó para realiza-los. Porém, dona Maria não era alfabetizada e sentia a necessidade de ajudar o neto em seus afazeres.

Maria relata que viu uma escola em que estava escrito sobre o programa EJA (Educação de jovens e adultos). O neto pediu para que ela se matriculasse lá e a principio ela negou o pedido, mas com a insistência e tempo ela acabou cedendo e se matriculou.

Anúncios

A idosa conta que foi um desafio, pois as aulas não eram fáceis para ela, uma vez que não havia tido nenhum contato com escola antes, então com a ajuda do neto ela persistiu. Ela relata uma vez que chamou Felipe para conferir sua leitura e ela disse ‘’abóbra’’ e o neto respondeu ‘’está certo, vó’’. A emoção foi grande de estar lendo.

Mesmo aos 70 anos, Maria ainda trabalha, mas como gostou dos estudou, aprendeu a conciliar seus horários. ‘’Vou para a escola e quando chegou ainda fico até 23h da noite, até me dar sono, lendo um livro e escrevendo.

A história da senhora inspirou e levantou interesse em uma editora, que logo pediu uma entrevista que acabou por dar origem à um livro de 111 páginas com seus relatos.

Aos seus 70 anos de idade, Dona Maria é fonte de inspiração para muitos jovens e adultos que pararam ou não tiveram acesso aos estudos. E ela não pretende parar por aí, a idosa pernambucana, mãe de nove filhos e do neto Felipe conta que pretende tirar sua habilitação para poder dirigir e pretende ainda fazer uma faculdade.

 

Escrito por

Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.