Livro de cálculo escrito há mais de 600 anos pode te ajudar a ficar rico

O livro em questão foi vendido por US$1,2 milhão em um leilão que aconteceu em Nova York

PUBLICIDADE

Você seria capaz de pagar US$1,2 milhão por um único livro? E se fosse um livro de matemática datado do período do Renascimento? Pois bem: essa foi a quantia paga por comprador anônimo durante um leilão realizado na Christie’s, durante o mês de junho, em Nova York.

O livro em questão se chama Summa Arithmetica e foi escrito pelo frade italiano Luca  Pacioli. A obra foi publicada pela primeira vez no ano de 1494 e, atualmente, é considerada o primeiro manual de contabilidade de toda a história. Até os dias atuais, o método descrito por Pacioli em sua obra é utilizado como uma das bases da contabilidade.

Entretanto, um trecho menos conhecido do livro pode ser considerado um aliado fundamental para as pessoas que planejam realizar investimentos. Nesse sentido, é válido destacar a Regra do Número 72. Essa regra serve para mostrar em quanto tempo o capital inicial dobraria considerando-se uma taxa fixa. Ou até mesmo em quanto tempo um país seria capaz de dobrar as suas riquezas se o seu crescimento estivesse liado a uma determinada taxa

Para a realização desse procedimento, de acordo com o autor, seria suficiente a utilização do número 72 tanto quanto dividendo tanto quanto parâmetro a ser reavaliado como divisor.

PUBLICIDADE

Se você acha improvável que isso funcione, observe atentamente o exemplo: foi realizado um investimento que possui taxa fixa de 9% por ano. Tal investimento seria dobrado no período referente a 8 anos, uma vez que 72/9 = 8.