Menina de 10 anos nada em rio e acaba morrendo infectada por ameba que come cérebro

O caso é um alerta para todos.

Anúncios

Um caso chocante aconteceu nos Estados Unidos e acabou com a morte de uma menina de apenas 10 anos de idade. Tudo aconteceu depois que a garota contraiu uma ameba que é conhecida por comer cérebro humano enquanto se divertia nas águas de um rio no Texas.

A garota se chamava Lily Mae Avant e contraiu o protozoário que é conhecido pelo nome Naegleria fowleri, e pode ser facilmente encontrado nas águas de rios doce, e também em nascentes e também nas piscinas aquecidas que não são tratadas de forma adequada.

Anúncios

Essa ameba entra no organismo humano quando a pessoa mergulha no local contaminado, a ameba é um protozoário que usa como fonte de entrada no organismo humano o nariz.

A ameba age principalmente no sistema nervoso central causando toda a infecção do cérebro. No entanto a infecção no cérebro pode ser causada apenas se a ameba entrar pelo nariz e de acordo com informações em nosso país há registros desse tipo de ameba que se alimenta de cérebro humano.

Anúncios

O protozoário é responsável por causar meningoencefalite amebiana primária que é uma doença aguda que pode levar o paciente a morte. Os sintomas são muito parecidos com sintomas da meningite e a pessoa infectada apresenta febre, dor de cabeça, vômitos intolerância a luz e a ruídos.

A menina de 10 anos começou a apresentar os sintomas de dor de cabeça e logo após teve febre e isso aconteceu dois dias depois de ter nadado nas águas do rio. Seus pais então perceberam que ela começou a agir de maneira estranha e incoerente, rapidamente eles notaram que havia algo errado com a filha e decidiram levar ela para o hospital e lá foi confirmado que ela havia sido infectada pela ameba.

Os médicos recomendam que as pessoas não devem nadar em locais onde haja água morna e parada e se entrarem na água devem proteger o nariz. Todo cuidado é pouco, pois o contato com esse protozoário pode causar a morte.

Procure um médico rapidamente a qualquer sintoma citado acima depois de nadar em local de risco. Cuide de sua saúde e da de sua família.

 

Via: uol.com.br

Escrito por

Cláudia LM

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.