“Meus dedos entortaram. Só um escapou”, relata homem com psoríase; sintomas e tratamento da doença que afeta milhões

A doença afeta milhões de brasileiros e pode se desenvolver para algo mais grave.

Anúncios

José Célio Peixoto Silveira, de 63 anos, recebeu o diagnóstico de psoríase quando ele tinha apenas 17 anos. O diagnóstico alterou sua vida, já que ele sempre gostou muito de ir à praia, porém, após receber olhares devido as suas feridas, ele passou a ter vergonha de frequentar o ambiente de lazer.

Ele contou que os primeiros sintomas surgiram no couro cabeludo, e primeiramente, ele achou que se tratava de caspa. Contudo, havia sangramento e era algo que nunca sumia. Após consultar um médico, recebeu o diagnóstico da doença.

Anúncios

A psoríase afeta milhões de brasileiros a cada ano. E embora se trate de uma doença grave e sem cura, existe um tratamento que ajuda a aliviar os sintomas.

Quais são os sintomas da doença? 

Anúncios

Lesões de tamanhos variados na pele avermelhadas, com escamas secas brancas que podem surgir no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.

Desconforto

Dor

Coceira

Sensação de ardor na pele

Em casos mais graves, os pacientes podem ter inflamações que afetam diretamente a locomoção no dia a dia.

A doença me maltratava muito pelas dores e deformações nos dedos das mãos e dos pés. Nas minhas mãos, só um dedo escapou, todos os outros entortaram”, disse ele, ao falar sobre o assunto.

Tratamento 

O tratamento costuma ser através de medicamentos que podem ser ingeridos ou com a utilização de pomadas e cremes. Lembrando que somente um profissional da saúde pode indicar um tratamento correto.

Via: metropoles.com

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.