Moro acusa Bolsonaro: entenda a investigação do STF

Anúncios

A Câmara deveria aprovar Bolsonaro como objeto da investigação?

Não cabe a Câmara dar um aval para investigação. De acordo com a Constituição, os representantes devem estar autorizados a iniciar um processo criminal contra o Presidente da República. A ação judicial é um passo após a investigação.

Anúncios

No processo final, em que tipo de crime Bolsonaro pode cair?

Segundo a solicitação de Augusto Aras, se forem descobertas violações, as ações de Bolsonaro podem ser classificadas como os seguintes crimes: falsidade ideológica, coação no processo, advocacia administrativa, má conduta e obstrução da justiça.

Anúncios

Celso de Mello mencionou algum crime que Moro possa ter cometido?

Em seu pedido de investigação, Aras afirmou que, se Moro não provar as acusações, ele poderá ser acusado de difamação e crimes contra a reputação. Na decisão, o ministro Celso de Mello ignorou a declaração do ministro da Justiça sobre Moro. Mello não incluiu nenhum crime supostamente cometido por Moro na decisão. O presidente mencionou apenas os fatos descritos pelo ex-ministro que afetaram Bolsonaro.

 

Outras pessoas serão investigadas na investigação?

 

Na segunda-feira, o pedido de investigação apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi anexado ao Ministério Público. No documento, os membros do Congresso pediram à PGR para apreender o telefone (PSL-SP) da congressista Carla Zambelli (PSL-SP) para investigação.

O Jornal Nacional também enviou informações enviadas pelo ex-ministro para divulgar a suposta troca de informações entre os Moro e os deputados. Entre eles, Carla Zambelli propôs “conciliar” a nomeação de Moro para o STF e garantir a existência do ex-juiz no governo.

Escrito por

News Report

Colunista de notícias, visando levar a informação à leitores diversos, através da internet, mídias sociais, redator de plataforma em diversos assuntos.