Notícia triste no meio dos profissionais de saúde: “Pelo menos 76 enfermeiros morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil”

Infelizmente os mais afetados estão no estado de São Paulo e Rio de Janeiro e esses estados estão liderando o ranking de maior número de mortes.

Anúncios

Uma notícia triste está causando preocupação no meio dos profissionais de saúde, pois de acordo com informações divulgadas pelo menos 76 enfermeiros e profissionais de enfermagem morreram por causa das complicações causadas pelo coronavirus no Brasil desde que a pandemia se iniciou no país.

De acordo com as informações que foram divulgadas nesta quinta-feira pelo comitê gestor de crise do Conselho Federal de Enfermagem o caso é grave a atualmente um total de 10000 casos de profissionais da Saúde infectados pela doença.

Anúncios

Infelizmente os mais afetados estão no estado de São Paulo e Rio de Janeiro e esses estados estão liderando o ranking de maior número de mortes de profissionais de saúde infectados pela doença.

De acordo com o presidente do cofen esses profissionais de saúde estão sendo infectados por motivos como: falta de equipamento de proteção individual, além de um mau treinamento e também de um subdimensionamento das equipes.

Anúncios

No entanto esse número pode ser ainda maior e causa preocupação entre os profissionais de saúde. A faixa etária desses profissionais que estão sendo atingidos e com grande número de óbitos está entre as idades de 31 a 40 anos, dentro desta faixa etária 19 profissionais de saúde morreram.

O cofen entrou com ação judicial para garantir o afastamento dos enfermeiros que estão no grupo de risco e possui alguma vulnerabilidade ao vírus e assegurar testes rápidos para todas as equipes de profissionais de saúde.

No entanto a liminar foi reconhecida para os profissionais que estão na linha de frente ao combate do coronavirus em hospitais federais.

O cofen agora luta para que a liminar venha valer também para profissionais de saúde em instituições privadas, estaduais e também os municipais. Profissionais que muitas vezes não são valorizados, trabalham muito e ganham pouco e agora colocam suas vidas em risco para ajudar outros.

 

Via: g1.globo.com

Escrito por

Cláudia LM

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.